Professor da UAlg eleito presidente do Conselho Europeu das Línguas

Manuel Célio Conceição, professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve, foi eleito presidente do […]

Célio ConceiçãoManuel Célio Conceição, professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve, foi eleito presidente do Conselho Europeu das Línguas (CEL), no passado dia 27 de novembro, na reunião anual desta organização, que decorreu em Berlim.

Nos próximos dois anos, a UAlg tem a presidência do Conselho Europeu das Línguas. Manuel Célio Conceição, que representa a Academia algarvia nesta associação há cerca de 15 anos, foi eleito para o cargo por unanimidade.

Para o agora presidente, esta nomeação para «além do que representa a nível pessoal, representa também o mesmo reconhecimento e projeção internacional da Universidade do Algarve».

Este professor, pró-reitor entre 2010 e 2013, e que recebeu, em 2013, as insígnias de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras atribuídas pelo governo francês, é, atualmente, o diretor do Departamento de Artes e Humanidades da FCHS.

Segundo a Universidaade do Algarve, «o professor Manuel Célio Conceição, até aqui responsável pela definição de critérios de avaliação de políticas linguísticas de universidades na Europa, tendo em conta a validação da qualidade e da internacionalização, vai também supervisionar os restantes eixos de trabalho em curso».

Entre as áreas que Manuel Célio Conceição vai supervisionar, a academia algarvia destaca «a validação de competências linguísticas adquiridas não formal ou informalmente, a análise de perfis profissionais na área das línguas e na sua relação com aspetos interculturais, e, particularmente, a relação entre a diversidade linguística e o conhecimento científico numa altura em que, de forma enganadora, se propaga a ideia de que só se faz ciência de qualidade numa única língua».

No âmbito de vários projetos com financiamento internacional, a UAlg adianta, em nota enviada às redações, que «tem vindo a produzir investigação em multilinguismo e políticas linguísticas, que tem sido potenciada pelo CEL».

Neste momento está em curso um projeto financiado pelo 7º programa quadro sobre Mobilidade e Inclusão na Europa Multilingue (www.mime.org), que conta com o professor Manuel Célio Conceição na equipa de coordenação.

Comentários

pub