Portimão reabre Pavilhão Gimnodesportivo e dá voz aos novos portimonenses

O Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão abre finalmente as suas portas, após anos de obras e de atrasos, enquanto a cidade […]

Pavilhão Gimnodesportivo de PortimãoO Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão abre finalmente as suas portas, após anos de obras e de atrasos, enquanto a cidade dá voz àqueles que vieram de outras paragens e fizeram de Portimão a sua casa. Esta é a forma de comemorar o Feriado Municipal portimonense, num programa de atividades que se estende de 4 a 12 de Dezembro.

O feriado é a 11 de Dezembro, dia em que Portimão assinala o 91º aniversário da sua elevação a cidade.

O programa de atividades pretende, segundo a Câmara Municipal, «celebrar Portimão na sua diversidade cultural e capacidade de acolher não só quem chega de novo, mas também as novas gerações de atletas, músicos, escritores e artistas que engrandecem a cidade com os seus talentos e feitos».

Assim, imigrantes oriundos de Angola, Brasil, Irão, Rússia e China, atualmente residentes em Portimão foram convidados a participar ativamente na Sessão Solene do Dia da Cidade, agendada para as 11h00 de 11 de dezembro, partilhando, nesta ocasião, as suas experiências de vida e a forma como se integraram na sociedade portimonense.

“Migrações e Desenvolvimento- uma perspetiva local” será tema para um debate agendado para o dia 5 de dezembro, pelas 15h30, no auditório do Museu de Portimão, que contará com a participação de personalidades locais com diferentes perspetivas sobre a temática da migração, nomeadamente Mostafa Zefri (professor do ISMAT), o padre Frederico Lemos (Jesuíta), o subcomissário Luís Sérgio Miranda (Comandante da Esquadra de Investigação Criminal da PSP), Arnaldo Moreira (inspetor coordenador do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), Ludmila Moghilevscaia (C.A.P.E.L.A. Centro de Apoio à População Emigrante de leste e Amigos), Jorge Mutombene (All Mozambi – Associação Cultural e Recreativa de Moçambicanos e amigos de Moçambique), e ainda Hélder Gonçalves (professor coordenador do projeto “Português para Todos” da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes).

A moderação deste debate estará a cargo de Pedro Cantinho Pereira (professor no ISMAT) e terão ainda lugar momentos culturais com a participação de Jaír Baptista (música brasileira) e da Associação de Capoeira do Distrito de Faro- Grupo Revolução.

Ainda no âmbito da temática das migrações, no dia 6 de dezembro, às 18h00, é lançado o convite para o visionamento do filme “Mediterranea”, que aborda o tema atual e polémico da travessia do Mediterrâneo pelos imigrantes em busca de segurança e de liberdade.

A sessão tem entrada gratuita, e decorre nos Cinemas de Portimão – Algarcine.

Este é o primeiro filme do jovem realizador Jonas Carpignano, um dos três finalistas do Prémio Lux atribuído este ano pelo Parlamento Europeu para promover o cinema.

No dia 8, o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão abre as suas portas, em ambiente de festa e espírito desportivo, para homenagear os campeões portimonenses que se destacaram ao longo da última época em inúmeras modalidades, na tradicional Gala do Desporto, com início marcado para as 17h00.

Este equipamento municipal, construído em 1983, foi objeto de um processo de profunda requalificação, com início em 2010 e que, após quatro anos de obra parada, foi retomado e acabado em 2015.

Com abertura prevista para o início de 2016, após instalação dos equipamentos necessários à prática desportiva, cujo processo de aquisição se encontra em curso, este “novo” pavilhão permitirá voltar a trazer para o centro da cidade uma forte dinâmica desportiva, num edifício mais amplo, moderno e amigo do ambiente.

 

Portimão

Dia da Cidade- 11 de dezembro

O Dia da Cidade, a título oficial, tem início às 9h00, frente aos Paços do Concelho, com o tradicional Hastear da Bandeira, que conta com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e da Sociedade Columbófila de Portimão, da PSP, GNR e PM-Capitania e Associação de Fuzileiros do Algarve.

E porque o Mercado da Avenida S. João de Deus comemora o 8º aniversário, às 10h00 haverá bolo de aniversário, confecionado e servido pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, acompanhado por uma prova de gin e licores a cargo da empresa Paixão Bartender.

Nesta ocasião, será ainda inaugurada uma exposição de fotografia com imagens exclusivas da cidade de Portimão, pela Grandangular.

Segue-se a Sessão Solene pelas 11h00, nos Paços do Concelho, onde terão lugar as intervenções oficiais do presidente da Assembleia Municipal e da presidente de Câmara e também as intervenções de cinco imigrantes residentes em Portimão, estando os momentos musicais a cargo dos alunos do Curso Profissional Instrumentista de Cordas e Teclas do 10ºA – NOPA (Naipe de orquestra e práticas de acompanhamento), acompanhados pelo professor Gonçalo Duarte.

A 1ª Mostra de Cinema Independente de Portimão – Made In Portimão acontece pelas 18h00, nos Cinemas de Portimão-Algarcine, onde serão exibidas quatro curtas-metragens: Virtual, Contrastres, Processo 3409 e Até ao Fim, com entrada gratuita.

“Made In Portimão” é uma organização da GaZól Filmes, que nasceu em 2013, pela mão de três amigos que se conheceram no decorrer do curso de Realização da etic_algarve, onde se formaram. Lançaram-se depois no ramo do audiovisual, tendo realizado até à data espetáculos ao vivo, cobertura de eventos, vídeos promocionais, vídeoclips, documentários e curtas-metragens.

 

manuel-teixeira-gomesDias para viver a Cidade

Os portimonenses são convidados a participar nas diferentes atividades programadas entre os dias 4 e 12 de dezembro, desde exposições de fotografia, exibição de filmes, atuações musicais, dança, fado, lançamento de livros, prática de várias modalidades desportivas, entre muitas outras, desfrutando da sua cidade e de algumas das infraestruturas que estão à disposição de todos.

O programa oficial arrancará no dia 4 de dezembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes com a inauguração da exposição de fotografia “Portimão, Imagens de Outros Tempos”, que convida a uma viagem pela jovem cidade de Portimão, através de filmes, fotografias e livros com imagens de outros tempos que os mais velhos irão recordar e os mais novos passarão a descobrir.

Manuel Teixeira Gomes será mais uma vez relembrado pela sua cidade, através do livro da editora Arandis- “Manuel Teixeira Gomes numa sublime cruzada em busca do belo”, da autoria de José Artur Pacheco, a ser apresentado no dia 6 de dezembro, pelas 16h00, no Museu de Portimão, com a participação de Aires de Almeida e do grupo Coral Adágio.

No dia 7 de dezembro, pelas 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, será inaugurada a exposição “Portimão, você está aqui”, de Bruno Fonseca e Ramiro Spinedi, que dá a conhecer, através de fotografias aéreas, uma perceção espacial mais abrangente das várias vertentes da cidade de Portimão, numa viagem virtual pela margem oeste do Rio Arade, tendo a Serra de Monchique como limite a norte, e a típica Vila de Alvor e a sua Ria como limite oeste.

Ainda no âmbito das Comemorações do Dia da Cidade, a 9 de dezembro, às 21h00, será apresentado publicamente, na Casa Manuel Teixeira Gomes, o Serviço de Apoio ao Movimento Associativo de Portimão – AMA Portimão.

Trata-se de um serviço que a autarquia vai passar a colocar à disposição do tecido associativo portimonense, com vista a promover o associativismo e incentivar o empenho e o trabalho voluntário, facilitar o diálogo e o intercâmbio entre a Autarquia e as Associações, bem como aprofundar o conhecimento da realidade associativa do Concelho.

Nesta ocasião, será ainda entregue o prémio do Concurso de Ideias lançado para o logotipo da ARU – Área de Reabilitação Urbana, e haverá lugar para um espetáculo de dança contemporânea “Meia Praia- um olhar sobre a comunidade piscatória algarvia”, pela Dancenema- Associação Cultural.

A noite de dia 10 de dezembro será marcada pela atuação de artistas locais que sobem ao palco do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, às 21h30, para a 3ª edição do espetáculo Ká-se-faz, que contará com a participação da Banda Filarmónica Portimonense, Reflect e Laura Abel (música e dança), Luana Velásques (Fado), Coro Infantil do Grupo Coral Adágio, Grupo Ginástica do Centro de Instrução e Recreio da Mexilhoeira (ginástica/ dança), Orquestra de Acordeões da Academia Música de Lagos e do Rancho Folclórico da Figueira, estando a apresentação a cargo de Adriano Pereira.

Por ocasião do Dia da Cidade, os complexos desportivos da Mexilhoeira Grande e de Alvor irão abrir as suas portas para utilização gratuita, no primeiro caso, no dia 10 de dezembro, a partir das 8h00 e até às 20h00, para diversas aulas de fitness, natação para crianças e jovens e hidroginástica, enquanto, na manhã de dia 12 de dezembro, a piscina de Alvor será de utilização livre, entre as 9h00 e as 13h00.

Dia 12 de dezembro, pelas 16h00, será também a ocasião para a inauguração de duas exposições no Museu de Portimão- os trabalhos premiados na 15ª Corrida Fotográfica de Portimão e “1915- O Despertar do Algarve”, uma exposição que se realiza no âmbito das comemorações do centenário do primeiro congresso regional algarvio realizado em 1915 na Praia da Rocha.

A Final da XI Edição do Concurso de Fado Amador – Cidade de Portimão terá lugar pelas 21h20 e contará com a participação do fadista Jorge Fernando, como convidado especial.

O Associativismo, como já é habitual marca de forma especial a vivência do Dia da Cidade e dinamizará ao longo dos vários dias muitas das manifestações desportivas, culturais e lúdicas programadas e que marcam as Festividades, no âmbito do Dia da Cidade.

 

Clique aqui para conhecer o Programa Completo:

 

 

Comentários

pub