PCP leva a abolição das portagens na A22 ao Parlamento esta quarta-feira

O PCP vai propor a abolição das portagens na Via do Infante esta quarta-feira, na Assembleia da República. Os comunistas […]

portagens-via-do-infanteO PCP vai propor a abolição das portagens na Via do Infante esta quarta-feira, na Assembleia da República. Os comunistas «honram o seu compromisso», assumido durante a campanha das Eleições Legislativas de 2015, e apresentam um Projeto de Resolução que prevê a cessação imediata da cobrança de taxas na A22.

O Partido Comunista não é o único a levar a extinção das portagens, no Algarve, à Assembleia da República. Também o BE já havia anunciado que iria fazer uma proposta no mesmo sentido. Ambos os partidos aproveitaram o facto de se terem completado quatro anos desde a introdução das portagens na Via do Infante, esta terça-feira, para levar, novamente, o assunto a votação, no Parlamento.

Desta vez, o escrutínio decorrerá num ambiente político bem diferenete, em relação ao passado. O Governo, agora, é PS e tem o apoio parlamentar do BE e do PCP. Mas o desfecho da votação não é fácil de adivinhar, já que o compromisso eleitoral dos socialistas passava pela redução da taxa para metade do valor e não pela sua abolição.

Já os comunistas, não têm dúvidas quanto à necessidade de acabar com as portagens na A22. «Esta foi uma medida contrária aos interesses regionais e nacionais, teve repercussões muito negativas para a actividade económica da região e contribuiu para o encerramento de inúmeras empresas, o aumento do desemprego e o agravamento das injustiças e das desigualdades sociais no Algarve, além de ter contribuído para o dramático aumento da sinistralidade na EN 125», defenderam, numa nota de imprensa.

«Resta agora que, aqueles que ao longo do tempo foram criticando as portagens assumam uma atitude coerente e honesta, sendo que, no novo quadro político, o PS terá que decidir se mantém a sua posição de colagem ao PSD e CDS, de submissão aos interesses das concessionárias, ou se, está chegada a hora de acabar com esta injustiça», acrescentaram os comunistas.

Na segunda-feira, o PCP/Algarve levou a cabo «ações de contacto, esclarecimento e mobilização das populações contra as portagens, em diferentes pontos da EN125, durante as quais distribuiu um comunicado aos automobilistas.

Comentários

pub