Padre José da Cunha Duarte fala sobre “Presépio algarvio: raízes medievais” em Tavira

“Presépio algarvio: raízes medievais” é o tema da palestra que o padre José da Cunha Duarte, investigador e Pároco de […]

presépio algarvio“Presépio algarvio: raízes medievais” é o tema da palestra que o padre José da Cunha Duarte, investigador e Pároco de São Brás de Alportel e Santa Catarina da Fonte do Bispo, vai dar no sábado, dia 5 de Dezembro, às 10h30, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria.

Em foco estará o Natal no Algarve, e temas como a tradição  do presépio até ao século XI, o nascimento da espiritualidade e devoção ao Menino Jesus, os primeiros presépios e o nascimento do presépio republicano que se espalhou pelo mundo.

O padre José da Cunha Duarte é reconhecido pelo seu trabalho de recolha, arquivo e divulgação das memórias etnográficas, em particular das populações do interior algarvio. É autor de obras de referência para a identidade cultural do Algarve.

O ciclo “Passeios na história de Tavira”, no qual se integra esta palestra, tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

A atividade, com inscrição gratuita e obrigatória, destina-se a um número máximo de 50 participantes.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do e-mail [email protected] ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (de terça-feira a sábado, 10h00-16h30).

Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2308/9).

Comentários

pub