Olhanense Ricardo Calé é o novo presidente JS Algarve

Ricardo Calé, de Olhão, foi eleito como novo presidente da Federação da Juventude Socialista do Algarve, durante o XIII Congresso […]

Ricardo CaléRicardo Calé, de Olhão, foi eleito como novo presidente da Federação da Juventude Socialista do Algarve, durante o XIII Congresso Regional da estrutura juvenil dos socialistas algarvios, que decorreu a 12 de Dezembro no Auditório do Museu de Portimão.

Ricardo Calé é mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Algarve, onde foi presidente fundador do Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da UAlg.

É igualmente membro da Comissão Política Nacional da JS e deputado da Assembleia Municipal de Olhão, entre outras representações em estruturas associativas e políticas.

Além de abordar temáticas importantes para os jovens da região como emprego, mobilidade, saúde e emigração, a Moção Global Estratégica da sua candidatura “Crescemos Juntos” reforça a necessidade de “aproximar os jovens da política” através de uma maior dinamização das várias concelhias da JS Algarve, uma vez que “é necessário não só manter os jovens que atualmente já desempenham papéis na área, mas também cativar os restantes”. Neste sentido, o objetivo da estrutura passará por “desmistificar para integrar”.

Ricardo Calé assinala que “a crescente preocupação dos jovens com o seu bem-estar e do país, bem patente nas suas conversas e nas redes-sociais, não tem ainda reflexo na sua intervenção no espaço público e partidário”.
Considera necessário “terminar com a conotação negativa que os partidos políticos ganharam num passado recente” e mostrar aos jovens que “o primeiro passo para a mudança passa por um envolvimento mais sério na política”.

Congresso JS AlgarveDurante o Congresso da JS/Algarve, foram ainda eleitos Marco Calapez (JS Monchique) como presidente da Comissão Política da Juventude Socialista do Algarve e ainda Tomás Policarpo (JS Loulé), Rebeca Martins (JS Loulé), Bruno Alves (JS Olhão), entre outros, para o mesmo órgão. Como presidente da Comissão de Jurisdição de Federação foi eleito André Farias (JS Faro).

Neste Congresso, os jovens socialistas algarvios tiveram igualmente oportunidade de discutir e votar o relatório do presidente cessante da Federação, José Cardoso (JS Portimão), bem como de debater duas moções sectoriais, ambas aprovadas por unanimidade: “Pelo fim da abstenção jovem nas eleições Autárquicas”, de Susana Joaquim (presidente JS Faro), e “União Algarve”, de Abel Matinhos (presidente JS Loulé).

Finalmente foram apresentadas e debatidas as duas Moções Globais Estratégicas das candidaturas “Juventude que Faz” (Tomás Policarpo) e “Crescemos Juntos” (Ricardo Calé), tendo culminado com a eleição deste último.

O encerramento do Congresso contou com a intervenção final do recém-eleito Ricardo Calé, que apelou à união e participação de todos os militantes em torno do trabalho que será desenvolvido pela estrutura, em prol dos jovens algarvios.

Intervieram ainda o vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão, Joaquim Castelão Rodrigues, António Eusébio, presidente da Federação do PS/Algarve e deputado à Assembleia da República, bem como o representante do Secretariado Nacional da Juventude Socialista, Tiago Gonçalves.

Comentários

pub