O Presépio Animado do Senhor José Cortes volta a abrir ao público em Lagos

José Cortes vai, mais uma vez, abrir as portas da sua garagem numa rua de Lagos, para dar oportunidade a […]

presépio montado pelo senhor Cortes
Presépio montado pelo senhor José Cortes

José Cortes vai, mais uma vez, abrir as portas da sua garagem numa rua de Lagos, para dar oportunidade a todos os visitantes de conhecerem o seu presépio animado, este ano acrescentado com novos pormenores. As visitas começam no dia 19 de dezembro, com entrada livre.

Há anos que o lacobrigense José Cortes se “entretinha” com pequenos presépios. No entanto, e devido à sua vida profissional (era proprietário de uma loja de vestuário no centro histórico de Lagos), nunca se conseguiu dedicar a esta paixão tanto quanto gostaria.

Em 2011, e porque já tinha na ideia a sua reforma, começou, logo em janeiro, a pensar num presépio, mas desta vez em maior escala. Entrou na sua garagem e aí se esqueceu do tempo…

presépio montado pelo senhor Cortes
Presépio montado pelo senhor José Cortes

Começou por imaginar como gostava que tudo ficasse. Deitou de imediato mãos à obra, ainda que só a partir de agosto desse ano (altura em que trespassou o seu negócio), tenha podido dedicar-se, a tempo inteiro, a este sonho. Foram necessárias inúmeras horas para a procura dos materiais certos, das cores certas, dos bonecos certos. E uma dose muito bondosa de paciência.

Em dezembro de 2011, abriu pela primeira vez ao público escolar e, mais tarde, toda a população foi convidada a conhecer o seu presépio. Foi um sucesso. E nos anos seguintes também.

Tanto que só pensa em ir aumentando o seu presépio animado. Ora com mais figuras, ora com mais movimento, ora com mais cor. Os materiais, à base de esferovite, madeira e pedra, são ora pintados, ora esculpidos com muita paciência e entusiasmo. São agora centenas de figuras articuladas que transportam os visitantes para o mundo mágico do Natal!

Este Presépio de Natal Animado pode ser visitado do dia 19 de dezembro a 7 de janeiro, entre as 15h00 e as 19h00. A entrada é livre (rua 5 de Outubro, nº18).

Comentários

pub