Livro lança olhar científico sobre a «Evolução Urbana de Olhão»

O livro «Evolução Urbana de Olhão», da investigadora Sandra Romba, vai ser apresentado na galeria Sul, Sol e Sal, sede […]

Evolução Urbana de OlhãoO livro «Evolução Urbana de Olhão», da investigadora Sandra Romba, vai ser apresentado na galeria Sul, Sol e Sal, sede da jovem editora algarvia com o mesmo nome, no dia 11 de Dezembro, às 18h30.

Esta é uma obra de estreias, já que é a primeira publicada pela técnica superior do Museu Municipal de Olhão e, igualmente, o primeiro livro a ser editado pela Sul, Sol e Sal.

«Iniciamos com o presente livro, Evolução Urbana de Olhão, a atividade editorial da Sul, Sol e Sal. O nosso objetivo é a edição e a reedição de textos que contribuam para a valorização sociocultural das comunidades e do património», explicou o editor Manuel Brito.

Esta obra inclui o texto da dissertação de Mestrado em História da Arte, Especialização em História da Arte Portuguesa, defendida pela autora em 2008, na Universidade do Algarve. Um trabalho que resultou de um estudo sobre a evolução urbana de Olhão durante parte do século XVIII, século XIX e primeiras décadas do século XX.

Sobre a escolha do tema, Sandra Romba sublinha que «esta dissertação nasce de uma necessidade premente de estudar um espaço que se apresentava, de certo modo, diferente de outros espaços em redor, e tão próximos, como a cidade Faro e a cidade de Tavira».

«Surgida a oportunidade de fazer o Mestrado em História da Arte Portuguesa, a escolha do tema para a dissertação não foi difícil. Teria que ser sobre a cidade de Olhão», acrescentou a autora.

«O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro intitula-se “O Povoamento na Praia do Olhão e na Baixa-mar”, o segundo centra-se no “Povoamento das Hortas e das Fazendas a Poente das Igrejas” e o terceiro e último capítulo intitula-se “Da Rua da Feira ao Passeio Público”», acrescentou Sandra Romba.

Comentários

pub