Ligação aérea Portimão-Bragança começa a operar na quarta-feira (com Infografia)

A nova ligação aérea regular entre Portimão e Bragança vai começar a operar na quarta-feira, dia 23 de Dezembro, devendo […]

A nova ligação aérea regular entre Portimão e Bragança vai começar a operar na quarta-feira, dia 23 de Dezembro, devendo o voo chegar ao Aeródromo Municipal da cidade algarvia às 10h05 da manhã.

O voo inaugural, que ligará o Aeródromo de Tires (Cascais) ao de Vila Real, está marcado para amanhã e será pilotado por Pedro Leal, presidente da Aero Vip. Este voo simbólico segue-se a uma cerimónia para jornalistas e convidados institucionais, com a presença de Pedro Marques, ministro do Equipamento e Infraestruturas, que vai integrar depois a comitiva dessa ligação inaugural.

A frota a utilizar nesta operação é composta por aeronaves Dornier 221, com capacidade para 18 passageiros. Estas aeronaves têm capacidades STOL (short take-off and landing) adequadas ao tipo de operação regional, nomeadamente para operar em aeródromos com pistas de dimensão mais reduzida.

As grandes novidades introduzidas nesta linha são os seus dois novos destinos – Viseu e Portimão – que, segundo a Aero Vip, «permitem assegurar um melhor e mais completo serviço aos utentes do Norte Interior, como ligar, pela primeira vez, o Barlavento Algarvio ao resto do país, por via aérea».

Para Carlos Amaro, administrador da Aero Vip, a grande inovação desta linha é a introdução do Aeroporto de Cascais (em substituição do Aeroporto de Lisboa): «a Aerovip acredita que este Aeroporto tem condições muito mais adequadas ao tipo de linha Regional que opera, com benefícios evidentes para o passageiro na facilidade e rapidez no embarque e desembarque, bem como nos movimentos de aterragem, táxi, estacionamento junto à aerogare e descolagem».

Por outro lado, acrescenta o administrador, «em conjugação de esforços com o próprio Aeroporto de Cascais, serão efectuados transferes dos passageiros entre a aerogare e o centro de Lisboa, permitindo poupanças consideráveis de tempo desde a porta do avião ao destino final de cada passageiro».

Dornier 221Nesta operação existem cinco tipos de tarifas, Premium, Basic, Pex, Promo e Discount com diferentes condições e restrições, que têm valores para um voo de ida e volta Bragança-Cascais a partir de 94,01 euros ou para um voo Cascais-Portimão a partir de 73,45 euros.

O voo WV951 parte de Bragança às 7h30, com destino a Portimão (onde chega às 10h05), com escala em Vila Real, Viseu e Cascais.

Em sentido contrário, o voo WV954 parte de Portimão, às 10h15, com destino a Bragança (17h20), com escala em Cascais, Viseu e Vila Real.

Ou seja, no trajeto entre Bragança e Portimão, o voo tem a duração de pouco mais de duas horas e meia, mas, no sentido inverso, entre o Barlavento Algarvio e Trás os Montes, leva mais de cinco horas, devido a uma prolongada paragem no Aeródromo de Tires (Cascais).

Esta concessão que agora se inicia tem o prazo de 3 anos a contar do primeiro voo efetuado.

 

Tarifas
(para saber mais sobre as tarifas clique aqui)

Portimão >>> Bragança
Ida – De 86,67 euros a 109,60
Ida e Volta – de 95,27 euros a 173,54 euros

Portimão >>> Vila Real
Ida – De 81,75 euros a 102,32
Ida e Volta – de 87,92 euros a 161,88 euros

Portimão >>> Viseu
Ida – De77,97 euros a 98,34
Ida e Volta – de 83,92 euros a 155,52 euros

Portimão >>> Cascais
Ida – De 55,94 euros a 77,15
Ida e Volta – de 73,46 euros a 131,34 euros

Comentários

pub