Isilda Gomes escreve «Carta Aberta aos Profissionais do Centro Hospitalar do Algarve»

Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, tem estado na linha da frente da contestação à atual administração do […]

hospital de Portimão3Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, tem estado na linha da frente da contestação à atual administração do Centro Hospitalar do Algarve.

No entanto, devido a doença do seu filho mais velho, internado há meses num hospital da região, a autarca quis agora deixar nota pública de agradecimento e apreço pela «excelência da assistência dos profissionais ao serviço do Centro Hospitalar do Algarve» de que tem sido testemunha.

Por isso, depois de ter enviado a carta que de seguida se publica ao Conselho de Administração do CHAlgarve, Isilda Gomes pediu ao Sul Informação que a publicasse, tornando assim público o seu agradecimento:

 

«Carta Aberta aos Profissionais do Centro Hospitalar do Algarve

Como é do conhecimento público, tenho assumido, enquanto cidadã e autarca, uma posição muita crítica em relação à atual administração do Centro Hospitalar do Algarve. Fui, aliás, uma das subscritoras de uma providência cautelar, que foi deferida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé, no sentido de serem repostas as valências que a criação do CHA levou ao desmantelamento operacional.

Passados mais de dois anos dessa data, verifica-se em toda a região, nos mais diversos quadrantes políticos e cívicos, um descontentamento generalizado em relação a todo processo que levou à criação do CHA, sendo unânime o reconhecimento da manifesta inadequação do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) às reais necessidades sentidas na região.

Mas é necessário separar as águas e, por força das últimas circunstâncias da minha vida pessoal, sinto-me no dever de reconhecer, publicamente, a excelência da assistência dos profissionais ao serviço do Centro Hospitalar do Algarve, por saber acolher com rigor e afeto quem dela necessita.

Infelizmente, estou a passar por uma situação familiar de extrema gravidade com o meu filho, o que me levou ao contacto, enquanto utente e visitante, com os Hospitais de Faro e Portimão, nomeadamente da UCIC-Faro e UCI Portimão.

Em razão dessa experiência que estou a viver, é para mim inequívoco que deveremos saber, coletivamente, estar atentos ao bem raro e precioso que, para a nossa região – e não só –, uma assistência médica de excelência representa.

Na realidade, no último mês, tenho convivido diariamente com direções clínicas, médicos, enfermeiros, auxiliares, voluntários e todos quantos nesses hospitais vivem as suas vidas. Sinto por estes profissionais de saúde uma enorme gratidão, o que me impele a reconhecer o seu elevado profissionalismo e dedicação.

Faço este louvor de coração aberto, consciente da mistura de sentimentos que, naturalmente, me invade neste momento de grande aflição, mas não podia deixar de o fazer, é a minha singela retribuição a quem cumpre o exercício das suas funções com humanismo, sentido de responsabilidade, entrega pessoal e profissional aos utentes e aos seus familiares.

Sei também que estas palavras são partilhadas por centenas de cidadãos que diariamente convivem com estes profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Algarve, por isso o meu grande Bem Hajam!

Um bom Natal a todos e votos de um ano de 2016 com muita Saúde e Paz.

Isilda Gomes»

Comentários

pub