Investigador descobre quadro de Rembrandt entre a coleção de arte de Teixeira Gomes

Um dos vinte quadros da coleção de arte de Manuel Teixeira Gomes, depositados no Museu Municipal de Portimão, será de […]

Manuel Teixeira Gomes

Um dos vinte quadros da coleção de arte de Manuel Teixeira Gomes, depositados no Museu Municipal de Portimão, será de Rembrandt ou, pelo menos, saído do seu ateliê. Esta é a conclusão surpreendente do professor, escritor e investigador algarvio José Pacheco, apresentada no seu livro “Manuel Teixeira Gomes – numa sublime cruzada em busca do Belo”, que vai ser apresentado no domingo, 6 de Dezembro, às 16h00, no Auditório do Museu Municipal de Portimão.

Nesta obra, José Pacheco acompanha Manuel Teixeira Gomes nas suas viagens, apresentando as cidades, museus, monumentos e obras de arte que o escritor e político percorreu e observou, deslumbrando-se com o belo.

Apresenta, ainda, um conjunto de obras da coleção privada de Manuel Teixeira Gomes, a maior parte delas depositadas em museus, como é o caso do Museu Municipal de Portimão, do Museu de Arte Contemporânea e do Museu da Arte Antiga.

José Pacheco vai mais longe e, estudando algumas das obras, conseguiu descobrir a autoria de parte dos quadros, com conclusões surpreendentes, nomeadamente a presumível autoria de Rembrandt (ou de alguém do seu ateliê) num dos quadros depositados no Museu de Portimão.

Esta e muitas outras surpresas sobre Manuel Teixeira Gomes na sua busca pela arte e pelo belo são divulgadas nesta obra, que é lançada pela Arandis Editora e conta com o Alto Patrocínio do Museu da Presidência da República e do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, sendo uma das iniciativas integradas nas Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

 

Quem é José Pacheco?

José PachecoNatural de Lagos, Algarve (1954). Licenciou-se em Design de Comunicação na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1980), fez um mestrado em História da Arte na Universidade Nova de Lisboa (1990) e doutorou-se em Ciências da Arte na Universidade de Lisboa (2006).

Com um longo percurso profissional ligado ao design gráfico e à imprensa escrita, dirigiu, desenvolveu e colaborou em inúmeros projetos para editoras, empresas jornalísticas e ateliês de Comunicação Visual.

Como investigador, tem centrado os seus esforços no âmbito da teoria e história do design gráfico e da imprensa em Portugal, daí resultando a publicação de várias obras e artigos científicos, bem como o Prémio João Branco, com que foi distinguido pela Universidade de Aveiro, em 2007.

No âmbito do ensino, leciona desde 1981 e presentemente é professor no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Comentários

pub