GNR detém grupo que assaltava idosos no Algarve

Onze pessoas foram detidas por roubos e furtos a idosos na sequência de uma operação levada a cabo nos Concelhos […]

GNR deteve grupo que asslatava idosos no AlgarveOnze pessoas foram detidas por roubos e furtos a idosos na sequência de uma operação levada a cabo nos Concelhos de Portimão, Lagoa, Olhão e Montijo.

As detenções foram feitas no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público e resultam de uma investigação que já durava há oito meses, em que estiveram envolvidos diferentes Núcleos de Investigação Criminal (NIC) do Comando Territorial de Faro da GNR.

Na quarta-feira, os militares da GNR cumpriram 10 mandados de busca domiciliária, o que lhes permitiu apanhar 11 pessoas, com idades entre os 20 e os 41 anos, além de ter constituído arguidos mais cinco suspeitos.

O grupo que foi desmantelado «estendia a sua ação a todo o Algarve e escolhia as vítimas mais fragilizadas, nomeadamente os idosos que residiam em sítios mais isolados». Para levar a cabo os assaltos, fingiam estar a vender artigos que haviam furtado em estabelecimentos comerciais, «ou simplesmente pediam água». Depois, aproveitavam a debilidade das vítimas para concretizar os furtos, «adotando uma atitude violenta quando as vítimas mostravam alguma resistência».

Além de deter os 11 suspeitos, a GNR apreendeu muitas armas, nomeadamente «duas espingardas caçadeiras de 12 mm, três revólveres calibre .22, uma pistola calibre 7,65 mm e três réplicas de arma de fogo», a que se junta droga e outro material, nomeadamente 110 dose de haxixe, material eletrónico, ferramentas, artigos de perfumaria, artigos de cosmética e roupa.

A ação desencadeada pela GNR contou com a presença de militares do Comando Territorial de Faro, Comando Territorial de Setúbal, Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana e efetivos do Comando Distrital da PSP de Faro.

Os arguidos, na sua maioria com antecedentes criminais e condenações pela prática de roubos, furtos e burlas, vão ser presentes ao Tribunal, Instância Central de Faro, para aplicação das medidas de coação tidas por convenientes.

Comentários

pub