Equipa Sporting Clube de Portugal/Tavira aponta à vitória na Volta a Portugal 2016

A equipa de ciclismo Sporting Clube de Portugal/Tavira nasceu esta segunda-feira e existirá, pelo menos, até 2019. O Sporting, o […]

Acordo Sporting_Clube Ciclismo_Camara de TaviraA equipa de ciclismo Sporting Clube de Portugal/Tavira nasceu esta segunda-feira e existirá, pelo menos, até 2019. O Sporting, o Clube de Ciclismo de Tavira e o município tavirense assinaram protocolos para criação de uma nova equipa profissional de ciclismo e apontam como principal objetivo a vitória na Volta a Portugal, prova rainha da modalidade no nosso país, já no próximo ano.

Na sessão de hoje, que juntou os presidentes das três entidades envolvidas, foi anunciado que os acordos vigorará até 2019 e que é renovável por períodos de quatro anos. Na prática, foram assinados dois protocolos, um entre os dois clubes envolvidos, tendo em vista a criação da nova equipa, e outro entre o Sporting e a autarquia, cujo objeto é a promoção do desporto, no concelho de Tavira. Os valores envolvidos nos acordos não foram divulgados.

À margem da sessão, Bruno de Carvalho não avançou valores, mas disse que este é um «projeto claro e de ambição», onde a formação estará contemplada, mas que contará, desde o início, com a ambição de ganhar provas, nomeadamente a Volta a Portugal. «Chegámos a um valor necessário para a equipa ser competitiva, o que significa competir para ganhar», disse o presidente do Sporting.

Certo é que o clube já foi ao mercado reforçar-se. O presidente do Clube de Ciclismo de Tavira Marcelino Teixeira até levantou o véu, quanto à composição da futura equipa. Além da continuidade de David Livramento e Valter Pereira, chegam ao clube Luís Fernandes (ex-W52), Hugo Sabido (ex-Louletano), Júlio Gonçalves (ex-Anicolor) e ainda os espanhóis Jesús Esquerra (ex-ActiveJet), Mario González (ex-ActiveJet) e Óscar Gonzalez Brea (ex-Efapel). A Sporting Clube de Portugal/Tavira terá 12 atletas, na sua formação, mas ainda não está decidido quem será o chefe-de-fila.

Além disso, o Sporting «dará suporte, como patrocinador principal», e a Câmara de Tavira «manterá o apoio dado até agora», não só à formação de atletas, mas também através do contrato publicitário que mantém com a equipa da terra, segundo o presidente da Câmara de Tavira Jorge Botelho.

Este acordo é visto pelo edil tavirense «de forma muito positiva», por ter o potencial de «exponenciar» a aposta que tem vindo a ser feita há anos por Tavira, nesta modalidade. «Tavira é uma terra de ciclismo. A aposta nesta modalidade é uma forma de promover a atividade física, entre a população, mas também uma forma de levar o nome do concelho mais longe», considerou.

Devido ao facto de ter «a equipa mais antiga do pelotão mundial com atividade ininterrupta», o Clube de Ciclismo de Tavira é bem conhecido dentro e fora de portas. A associação ao Sporting, ainda fará com que seja mais conhecida, acredita Jorge Botelho. «Vai permitir aumentar o número de adeptos e a fé no sucesso da equipa, até porque se adiciona o fator da paixão que as pessoas nutrem pelos clubes», resumiu.

Também o presidente do Sporting Clube de Portugal se mostra satisfeito pelo acordo que foi conseguido e aproveitou a menção ao acordo falhado com W52, equipa que acabou por associar ao Futebol Clube do Porto depois de ter estado em negociações com os sportinguistas, para salientar que vê no acordo com o Tavira a escolha certa.

«Há males que vêm por bem. O acordo alcançado com o Tavira faz sentido porque existem princípios e valores iguais. Temos ADN muito similar, como a aposta na formação, a ambição e a vontade de ganhar», referiu Bruno de Carvalho, durante a cerimónia de assinatura dos protocolos.

Na mesma ocasião, o presidente do Clube de Ciclismo de Tavira Marcelino Teixeira afirmou que a principal razão pela qual o clube algarvio aceitou juntar-se ao Sporting foi a possibilidade «de pôr na estrada uma equipa bastante competitiva», acrescentando que a equipa «vai para a estrada para competir, para ganhar».

Bruno de Carvalho em Tavira«O Tavira é a equipa mais antiga do pelotão e ganhou quatro Voltas a Portugal nos últimos oito anos, o Sporting tem grande história no ciclismo e teve grandes nomes nas suas fileiras, sendo o maior Joaquim Agostinho», lembrou Marcelino Teixeira.

A ideia passa por reviver os melhores tempos dos dois clubes, na modalidade do ciclismo. Algo que o presidente da Câmara de Tavira espera que possa acontecer já durante a Volta ao Algarve, prova de pré-temporada que conta «com um pelotão completíssimo, em 2016».

«Vai ser, seguramente, um bom teste para a equipa. A prova, este ano, terá o que de melhor há no pelotão internacional. Estou certo que o Sporting Clube de Portugal/Tavira entrará com o objetivo de ganhar», acredita Jorge Botelho.

A parceria que une o Sporting a Tavira marca o regresso do clube lisboeta, um dos “grandes” a nível nacional, ao ciclismo, cerca de duas décadas depois.

Comentários

pub