Economista Manuela Silva profere Oração de Sapientia na sessão solene dos 36 anos da UAlg

A economista Manuela Silva irá proferir a Oração de Sapientia, intitulada «Desafios da Universidade no Século XXI- Conhecimento. Ética. Desenvolvimento […]

Vista-geral-auditório_UAlgA economista Manuela Silva irá proferir a Oração de Sapientia, intitulada «Desafios da Universidade no Século XXI- Conhecimento. Ética. Desenvolvimento Sustentável», que será um dos pontos altos da sessão solene de encerramento das comemorações dos 36 anos da Universidade do Algarve, marcada para as 16h30 de 16 de dezembro, no Grande Auditório do Campus de Gambelas.

Esta sessão pública, aberta à comunidade, conta com várias intervenções, das quais se destacam a do presidente do Conselho Geral Luís Magalhães, seguido de um funcionário não docente, Hélio Martins, do presidente da Associação Académica Nuno Lopes, terminando com a intervenção do representante dos docentes, Jorge Isidoro.

A convidada para proferir a oração de sapiência é licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da então Universidade Técnica de Lisboa e doutora honoris causa pela mesma instituição, hoje Universidade de Lisboa. Manuela Silva foi professora catedrática convidada daquele Instituto, onde lecionou cadeiras de Planeamento, Política Económica e Política Social.

Cortejo-Academico__UAlgDesempenhou diversos cargos na Administração Pública, tendo sido secretária de Estado para o Planeamento, no I Governo Constitucional (1976-77).

Desenvolveu investigação no domínio da repartição do rendimento e da pobreza e da igualdade de mulheres e homens.

Manuela Silva foi também agraciada, em março de 2000, com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Presentemente, integra o Grupo Economia e Sociedade (GES), coordena um projeto de reflexão cívica sobre Pensar a Educação, e é investigadora honorária do Instituto de Ciências Sociais.

Durante a cerimónia, serão entregues os diplomas aos novos doutores e, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, será também atribuído o Prémio Universidade do Algarve aos diplomados com mérito no ano letivo de 2013/2014.

O programa das comemorações terminará com o discurso do reitor António Branco.

Comentários

pub