Comissão de Saúde desloca-se ao Algarve «de urgência» para conhecer problemas do SNS

A Comissão de Saúde da Assembleia da República vai estar hoje no Algarve, para uma visita de trabalho «com caráter […]

hospital de Portimão4A Comissão de Saúde da Assembleia da República vai estar hoje no Algarve, para uma visita de trabalho «com caráter de urgência, ao Hospital de Portimão e ao Centro de Saúde deste concelho do Barlavento.

Os parlamentares têm reuniões agendadas com a administração do Centro Hospitalar do Algarve, com a Administração Regional de Saúde, com as entidades que representam os profissionais que trabalham no setor nas unidades de saúde do Algarve e com autarcas da região.

Esta iniciativa é realizada por sugestão do Grupo Parlamentar do PS, cujos deputados eleitos pelo Algarve denunciaram, recentemente, que o serviço de Ortopedia do Hospital de Faro estava em «risco de encerramento».

Na mesma ocasião, o deputado António Eusébio anunciou que o assunto iria ser levado à Comissão de Saúde, o que acabou por acontecer. Ao longo do dia de hoje, os deputados pretendem avaliar in loco as preocupações de profissionais, utentes e autarcas relativas ao funcionamento do Centro Hospitalar do Algarve e dos serviços de saúde primários na região.

Luís Graça, deputado do PS que promoveu a visita ao Algarve da Comissão de Saúde, considera que «os cuidados de saúde hospitalares na região atingiram uma situação de pré-rotura».

«O atual modelo de governação do Centro Hospitalar do Algarve está esgotado e é incapaz de inverter a situação de deterioração da qualidade e da capacidade de resposta dos serviços hospitalares pelo que é necessário efectuar uma avaliação rigorosa sobre o que falhou e virar a página estabelecendo para a saúde no Algarve uma nova missão académica e assistencial promotora da colaboração e parceria entre os hospitais, centros de saúde e o curso de medicina da universidade do Algarve», segundo o deputado algarvio do PS.

Centro-Saude-Portimao_61Os membros da comissão partiram de Lisboa esta manhã, de comboio, e irão ser transportados de autocarro, a partir de Tunes até Portimão. Aqui, farão uma visita ao Hospital local, antes de uma primeira ronda de reuniões, focada nos cuidados hospitalares.

Da parte da manhã, os deputados reunir-se-ão com o Conselho de Administração do CHA, mas também com a Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, com o Sindicato Independente dos Médicos, com o Sindicato dos Médicos da zona Sul; com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses,com a ARS Algarve, com o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública – Faro e com a Reitoria da Universidade do Algarve.

Estas entidades, com exceção do conselho de administração dos hospitais, estarão numa segunda reunião de trabalho, que se realizará à tarde no Centro de Saúde de Portimão, onde estarão em foco os cuidados de saúde primários no Algarve. Entre as duas reuniões, os parlamentares participarão num almoço de trabalho com autarcas da região.

Comentários

pub