Chuva intensa leva o medo das inundações de volta à Baixa de Albufeira

Bastaram 15 minutos de chuva intensa para que a Baixa de Albufeira, perto das 21 horas da noite de ontem, […]

Inundações em Albufeira
Inundações na baixa de Albufeira – imagem de Luis Garcia Garcia

Bastaram 15 minutos de chuva intensa para que a Baixa de Albufeira, perto das 21 horas da noite de ontem, voltasse a ficar alagada, embora sem a dimensão das cheias de 1 de Novembro. Apesar de não ter provocado prejuízos materiais, as chuvadas trouxeram de volta o medo das inundações e as críticas à falta de obras eficazes.

A água chegou aos 20 centímetros de altura e entrou em casas, restaurantes e em lojas, embora sem causar prejuízos materiais. A rua 25 Abril, que tinha sido arrasada pela enxurrada de dia 1 de novembro, da qual resultaram prejuízos avaliados em mais de 20 milhões de euros, voltou a ser a mais atingida pela água.

As chuvadas intensas que caíram ontem à noite, entre as 20 e as 21h00, em diversos pontos do Algarve, causaram inundações pontuais em ruas de Albufeira, mas também de Portimão e Faro, motivando dezenas de chamadas para os bombeiros locais.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro disse ao Sul Informação que ontem à noite, por volta das 10h30, já estava tudo normalizado.

Em Albufeira, de imediato a Proteção Civil municipal mobilizou meios para limpar as ruas, nomeadamente para retirar alguma lama que se acumulou, já que a palavra de ordem é ter tudo pronto para a passagem de ano.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, que ontem à noite se deslocou à baixa da cidade para avaliar a situação, recordou à reportagem da CMTV as obras já feitas de recuperação, após as enxurradas catastróficas de 1 de Novembro, mas admitiu que falta ainda fazer obras de fundo para corrigir a situação recorrente das inundações.

Ao que o Sul Informação apurou, a quantidade de chuva caída ontem à noite rondou os 14mm na zona de Lagoa e Faro, enquanto em Albufeira, segundo a estação meteorológica amadora local, o acumulado ontem foi de 24,6mm, tendo 20mm caído entre as 20h30 e as 21h00. No interior (zona da Serra) choveu mais, à volta dos 30mm, embora não se saiba ao certo uma vez que o radar de Loulé do IPMA tem estado offline.

Ontem à tarde, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera tinha colocado os distritos de Faro, Beja, Évora e Portalegre sob Aviso Amarelo, devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, o que veio de facto a verificar-se.

 

 

Comentários

pub