Câmara de Faro compra prédio para as atividades culturais na Bordeira

A Câmara de Faro acaba de aprovar, na sua reunião semanal, a aquisição de um prédio misto em Bordeira, pelo […]

Bordeira_FaroA Câmara de Faro acaba de aprovar, na sua reunião semanal, a aquisição de um prédio misto em Bordeira, pelo valor total de 130.000 euros, situado na Rua José Ferreiro Pai, em Bordeira, freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

Segundo a autarquia, o imóvel destina-se a acolher as atividades culturais e recreativas levadas a cabo naquela localidade da Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, «em particular as que dizem respeito à Sociedade Recreativa Bordeirense, agremiação de enorme dinâmica no concelho e grande embaixadora das artes e tradições culturais farenses um pouco por todo o país».

A sociedade foi fundada em 1936 e as suas marchas populares criadas em 1962. Autora de celebradas participações em vários eventos de nomeada, conta, em média, com cerca de 20 atuações anuais.

A mais marcante de todas foi a realizada no dia 12 de Junho de 2015, nas Festas de Lisboa, na qualidade de formação convidada, tendo colhido o aplauso unânime.

O grupo é atualmente composto pela marcha infantil e pela marcha sénior, mas congrega diversas classes em diferentes disciplinas.

Esta aquisição junta-se aos apoios financeiros ao movimento associativo aprovados esta semana, no valor de mais de 250 mil euros e que se destinam a fomentar as atividades realizadas em 2015.

Com isto, a Câmara entende que «dá um sinal categórico de que, vencidas as maiores dificuldades de âmbito financeiro e legal, é possível prosseguir uma política de fomento do associativismo do concelho, fonte reconhecida de valiosos préstimos em prol da população farense».

Comentários

pub