Beta Talk de Dezembro, entre os Segredos da Quinta e uma Taberna Cool 33

A Beta Talk de Dezembro, ainda no espírito das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão e também já em […]

Segredos da Quinta _1A Beta Talk de Dezembro, ainda no espírito das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão e também já em ambiente natalício, terá como convidados dois empreendedores portimonenses, que criaram os seus negócios no concelho.

Ambos fazem hoje parte de uma geração que olha o futuro, neste caso de forma doce e saborosa, com negócios na área da restauração e da doçaria tradicional, que marcam de alguma forma a diferença.

A partir das 19h00 do dia 16 de dezembro, o Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão será assim, mais uma vez, o ponto de encontro para uma conversa inspiradora, neste caso com Sandra Silva Marques, fundadora da marca “Segredos da Quinta”, e Tiago Reis, proprietário da “ Taberna Cool 33”, que irão partilhar as suas experiências e ideias de negócio.

Sandra Silva Marques é licenciada em arquitetura e, depois de seis anos a trabalhar na sua área e para fazer face à crise com que se deparou, resolveu juntar o útil ao agradável e fazer da sua paixão das horas vagas um projeto com muito coração- “ Segredos da Quinta”.

O gosto pela doçaria era algo que já vinha desde miúda, sempre apoiado pela sua mãe, Teresa, que lhe transmitiu só os ensinamentos e saberes de outras gerações como também o gosto por fazer bem e melhor.

A vontade de partilhar e oferecer as bolachas que ia fazendo acabou por, em jeito de brincadeira, ser o impulsionador à criação da marca, dada a excelente recetividade e elogios que os produtos mereciam e a procura dos mesmos para venda.

Após a oportunidade de ter sido selecionada para receber apoio no âmbito do projeto Empreendedorismo Feminino da REME- Rede de Mulheres Empreendedoras, em 2014 acabou por criar o seu próprio negócio-” Segredos da Quinta” e dedicar-se à produção de bolachas e bolos tradicionais, pão e bolos para eventos.

Tem por base receitas tradicionais e familiares, confecionadas de forma artesanal com um toque contemporâneo, aliando à sua imagem, a história e cultura do antigamente e elegendo como ingredientes principais a alfarroba, a amêndoa e o figo, tão característicos do Algarve.

Tiago Reis, mais conhecido como o Tiaguinho do “Cool”, ainda durante o Secundário começou a trabalhar na restauração, nessa altura apenas durante as férias de verão, para juntar dinheiro para os primeiros fatos de surf.

E seria o surf que, no final do liceu, o levaria até à Austrália e à descoberta de novas realidades e hábitos de vida inspiradores. Por entre viagens pelo mundo, foi trabalhando em vários bares na Praia da Rocha, mas a descoberta de outras paragens ia cada vez mais despertando a vontade de criar algo diferente.

Taberna Cool 3Em 2004, lança-se na aventura Cool na Praia da Rocha, onde durante oito anos esteve à frente de um bar com este nome, que se diferenciou dos demais quer pela música, quer pela decoração e ambiente.

Em 2012, abre as portas da “Taberna Cool 33”, bem no coração da cidade de Portimão, e traz até a esta zona uma nova oferta – típica comida de taberna e um bar de vinhos, com garrafeira associada – Wine Emotions.

Torna-se assim pioneiro nos petiscos/tapas e vinhos, um conceito na altura pouco explorado e até desconhecido do público.

Porque procura sempre ir ao encontro das novas tendências e diferenciar-se dos demais, atualmente a aposta passa por uma cozinha criativa e saudável, enquanto, na vertente de bar, mistura cocktails clássicos e de autor, sempre com um lado inovador.

A participação na Beta Talk é gratuita, embora seja necessária a inscrição em http://tinyurl.com/betatalkportimao-dez.

O wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

Conta ainda com a parceria da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Comentários

pub