BE «cumpre o que prometeu» e volta a levar abolição de portagens ao Parlamento

O Bloco de Esquerda voltará a propor a abolição das portagens na Via do Infante no dia 8 de Dezembro, […]

Portagens Via do Infante_3O Bloco de Esquerda voltará a propor a abolição das portagens na Via do Infante no dia 8 de Dezembro, em que se celebrarão 4 anos desde que começaram a ser cobradas taxas nesta estrada. Uma iniciativa parlamentar muito ligada ao novo deputado do Bloco eleito pelo Algarve João Vasconcelos, que esteve desde o início na linha da frente da luta antiportagens.

«O Algarve perdeu competitividade em relação à vizinha Andaluzia, a mobilidade na região regrediu, voltando à EN 125, esta voltou a transformar-se numa via muito perigosa», salientou João Vasconcelos.

A proposta «é para a abolição completa de portagens, assente nos princípios de solidariedade e de defesa da coesão social, da promoção da melhoria das acessibilidades territoriais, como instrumento essencial para uma estratégia de desenvolvimento sustentável e na consagração do direito à mobilidade como estruturante de uma democracia moderna».

Com esta iniciativa, que será promovida pouco mais de uma semana depois da tomada de posse do Governo PS, apoiado pelos bloquistas, «o BE cumpre o que prometeu», acrescentou João Vasconcelos. Da parte dos socialistas, foi levantada, durante a campanha eleitoral, a possibilidade de redução do valor das portagens na A22 para metade do preço. Mas, tendo em conta a aliança parlamentar entre PS, Bloco de Esquerda, PCP-PEV e PAN, abre-se a expetativa em relação ao desfecho da votação.

Comentários

pub