Autarcas do Sudoeste querem Sociedade Polis em ação por mais um ano

A possibilidade de «estender as ações da Sociedade Polis por mais algum tempo» é um dos temas principais da reunião […]

João Alves e José Alberto Guerreiro
João Alves e José Alberto Guerreiro, na visita à Praia do Malhão

A possibilidade de «estender as ações da Sociedade Polis por mais algum tempo» é um dos temas principais da reunião que o Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Sudoeste vai ter amanhã, dia 11 de Dezembro, com a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, revelou o presidente da Câmara de Odemira.

José Alberto Guerreiro acrescentou que «os quatro presidentes de Câmara» do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Odemira, Aljezur, Vila do Bispo e Sines) «assinaram, em conjunto, um ofício, dirigido ao senhor Ministro e à senhora Secretária de Estado, solicitando a prorrogação desta intervenção por mais um ano». «O Conselho de Administração também comunga desta necessidade» de prolongar o prazo da Polis Litoral Sudoeste, frisou o autarca odemirense.

A reunião com a secretária de Estado Célia Ramos servirá ainda para «avaliarmos o que ganhámos com estas iniciativas, fazer o ponto da situação sobre as intervenções», acrescentou José Alberto Guerreiro, que falava durante uma visita de trabalho que a Câmara de Odemira promoveu ontem, às obras executadas pela Sociedade Polis, concluídas e em curso, no litoral deste concelho alentejano.

«Só com este esforço conjunto e com esta junção de vontades será possível desenvolver o que ainda falta», sublinhou ainda o autarca.

João Alves_José Alberto Guerreiro_Jorge Barbas
João Alves, José Alberto Guerreiro e Jorge Barbas, junto à Praia da Zambujeira do Mar

Também João Alves, membro do Conselho de Administração da Polis Litoral Sudoeste, em representação do ICNF, e, na prática, número 2 desta Sociedade Polis, manifestou a esperança de que «o novo Governo possa dar mais tempo para concluir obras em curso e para executar as que ainda estão em projeto».

Para mais porque, sublinhou, tal situação se fará «sem mais despesa para o Estado», uma vez que a Polis tem «verbas disponíveis para o Litoral Alentejano», resultantes, por exemplo, do capital já realizado pelos municípios.

«Todos temos a esperança de, na sexta-feira, recebermos boas notícias da nova tutela», admitiu João Alves.

Ainda assim, se o Governo não for sensível aos argumentos dos autarcas e dos outros membros do Conselho de Administração da Polis Sudoeste, ou seja, «se a prorrogação não acontecer», em fase de liquidação «ainda ocorrerá a finalização de alguns trabalhos que estão a decorrer, na Zambujeira, em Milfontes, e nós concretizaremos quase 80% do que estava previsto», revelou o presidente da Câmara de Odemira.

José Alberto Guerreiro
José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, no portinho da Lapa das Pombas

José Alberto Guerreiro garantiu mesmo que «o Município que mais investiu, que mais dedicou um esforço muito particular a esta intervenção e que, no conjunto daquilo que estava inicialmente previsto, mais conseguirá concretizar, é o de Odemira».

«Porquê? Porque apostou com muito capital nesta sociedade. Temos, neste momento, constituídos cerca de 3,1 milhões de euros de capital social, mas estamos conscientes que, a concretizar as restantes ações, podemos chegar aos 5 milhões de euros de capital social», explicou.

«Isso num conjunto de atividades no terreno que, neste momento, se cifra em 10 milhões de euros e que pode vir a atingir 16 milhões, se for concretizada a Eco-Ciclovia e o desassoreamento do Mira, em Vila Nova de Milfontes», disse ainda o autarca.

«Neste momento, com tudo o que está no terreno, podemos estar satisfeitos. Houve um conjunto de vontades, que ultrapassaram dificuldades, ultrapassaram barreiras, e que chegam até aqui com a firme determinação de fazer deste um litoral de excelência», concluiu.

Comentários

pub