Aparthotel e apartamentos turísticos aumentam número de camas em Olhão

Olhão é cada vez mais procurada por turistas, nacionais e estrangeiros, uma realidade que a autarquia olhanense quer aproveitar e […]

Hotel Real OlhãoOlhão é cada vez mais procurada por turistas, nacionais e estrangeiros, uma realidade que a autarquia olhanense quer aproveitar e potenciar.

Para que isso aconteça, no próximo mês vão ser lançados concursos para cedência de lotes para construção de um Aparthotel de 4 estrelas e apartamentos turísticos, frente à marina e junto ao hotel de 5 estrelas já existentes, e o presidente da Câmara António Pina conta ter obra já em 2016.

«Já há pelo menos duas entidades interessadas na aquisição de lotes, que deverão ser colocados a concurso em Janeiro. Uma parte será para apartamentos de grande qualidade e a outra para um Aparthotel de quatro estrelas. Além de qualificar aqueles terrenos, que hoje são baldios, será uma forma de trazer mais turismo, e qualificado, que é aquele que estas unidades pretendem atrair», ilustrou o edil olhanense, numa entrevista ao Sul Informação.

Zona destinada a novas unidades alojamento OlhãoApesar de o concelho de Olhão não estar entre os municípios algarvios mais famosos pela sua atividade turística, António Pina acredita que há espaço para todos estes negócios, tendo em conta os números do hotel de 5 estrelas já existente na cidade. «O Hotel e os apartamentos turísticos a ele associados têm uma ocupação anual superior a 80 por cento. Nos meses fortes, do Verão, está sempre em overbooking», ilustrou o edil.

Assim, estas novas unidades de alojamento acabam por ser uma necessidade, pelo que se quer que sejam uma realidade em breve. «Uma das exigências que colocaremos no concurso dos lotes é que as obras comecem ainda em 2016, com  perspetiva de estarem prontas em 2017», revelou António Pina.

«Nos últimos anos, o turismo teve um crescimento exponencial, em Olhão, e é o motor de uma série de outras atividades. O número de camas, para além do emprego direto criado na hotelaria, tem um importante efeito na restauração e no pequeno comércio local. Esta será a área onde Olhão tem maior potencial de desenvolvimento», acredita o presidente da Câmara.

Para ajudar o turismo a crescer, além destes concursos, com vista à criação de mais camas, a Câmara de Olhão está a colocar em marcha uma estratégia. E esta passa, por um lado, pela renovação da zona ribeirinha junto aos mercados de Olhão, com a extensão da atual Marina até ao Cais do T e renovação da Frente de Ria.

Zona Ribeirinha de Olhão_HotelPor outro lado, irá apostar na criação de três novas praias urbanas. A ideia é requalificar as praias dos Cavacos e do Pedro Zé, na Ria Formosa, e criar uma praia urbana junto ao limite Poente da cidade. Nos dois primeiros casos, são praias para ir a banhos, no terceiro, trata-se de uma praia «para fruição da Ria Formosa».

O turismo é, de resto, um dos três pilares da economia do concelho, em conjunto com «as pescas/aquicultura e a agricultura»

«As pescas são um setor que está maduro, digamos assim, e não é expectável que venha a empregar muito mais pessoas no futuro. Aqui, a ideia é valorizar cada vez mais o existente, porque é difícil pescar mais. O mesmo se passa na aquacultura», disse.

«Já a agricultura tem alguma margem de progressão. Têm existido alguns investimentos em nichos de mercado e há capacidade de criação de mais postos de trabalho. Saliento a floricultura, com três investidores estrangeiros a apostar no concelho, e os frutos vermelhos da Hubel», acrescentou António Pina.

Comentários

pub