Albufeira e Faro participam n’O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem

O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem, está de regresso a Portugal, pelo terceiro ano consecutivo. Em 2015, […]

O Dia mais CurtoO Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem, está de regresso a Portugal, pelo terceiro ano consecutivo. Em 2015, a iniciativa estende-se a todo o mês de dezembro com sessões de curtas-metragens para toda a família em 24 cidades portuguesas, nomeadamente as algarvias Faro e Albufeira.

Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano.

Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto. A ideia, que nasceu em França em 2011, rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países.

Em Portugal, o evento é organizado pela Agência da Curta Metragem e vai percorrer novamente o país de norte a sul, passando também pelos arquipélagos.

Abrantes, Albufeira, Almada, Barcelos, Braga, Cascais, Castro Verde, Coimbra, Faro, Funchal, Guimarães, Leiria, Lisboa, Maia, Matosinhos, Oeiras, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Porto, Sardoal, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Viseu vão receber sessões de curtas-metragens, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, através de programas próprios associados ao evento, ou das sessões disponibilizadas pela Agência da Curta Metragem.

Em Faro, O Dia Mais Curto vai ter sessões, em parceria com o Cineclube de Faro, no Ginásio Clube de Faro e no Atrium (ex-cinema Santo António), bem como na Fnac do Fórum Algarve, nos dias 18 e 21, enquanto em Albufeira, será na Fnac do AlgarveShopping, no dia 21. Clique aqui para conhecer o programa completo d’O Dia Mais Curto.

O programa “Panorama Nacional” apresenta um conjunto de curtas portuguesas que se têm destacado nos últimos tempos mas que, em alguns casos, ainda permanecem desconhecidas para o grande público: “Amélia & Duarte” de Alice Guimarães e Mónica Santos; “Blood Brothers” de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra; “Inventário de Natal” de Miguel Gomes; “Longe do Éden” de Carlos Amaral; “Três Semanas em Dezembro” de Laura Gonçalves; e “Campo à Beira Mar” de André Ruivo.

A sessão “Europa em Curtas” inclui filmes distribuídos pelo Short Circuit, rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curtas-metragens, e dá a conhecer autores europeus e o seu olhar sobre o mundo, com toda a sua complexidade e fantasia. Uma oportunidade para ver alguns dos filmes mais destacados e premiados nos últimos anos.

Já o programa “Contos à Sombra das Árvores”, para maiores de 4 anos, também preparado pelo Short Circuit, é composto por pequenas histórias sem falas, oriundas de toda a Europa, que nos levam ao encontro de engraçados e ternos animais numa viagem pelas quatro estações do ano. Também destinado a toda a família, o programa “Curtinhas”, é uma proposta da Casa da Animação em parceria com o Festival de Cinema de Estugarda, e inclui um conjunto de curtas-metragens para maiores de seis anos.

A 3ª edição d’O Dia Mais Curto contará ainda com duas sessões especiais: na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, e no Teatro Municipal de Vila do Conde.

A sessão na Cinemateca apresenta, em estreia na capital, as curtas-metragens “Vigil” de Rita Cruchinho; “Rampa” de Margarida Lucas; “A Torre” de Salomé Lamas; e “Sobre El Cielo” de Jorge Quintela, com a presença de alguns dos realizadores.

Em Vila do Conde, também com a presença dos realizadores, serão apresentadas as curtas-metragens “Vila do Conde Espraiada”, de Miguel Clara Vasconcelos, e “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” de Manuel Mozos.

Ambos os filmes, produzidos pela Curtas Metragens CRL e estreados em julho no 23º Curtas Vila do Conde, foram rodados na cidade e têm uma estreita ligação com a história de Vila do Conde.

À semelhança do ano passado, a Metro do Porto associa-se à iniciativa exibindo, em algumas estações e carruagens, curtas-metragens de animação durante todo o dia 21 de dezembro. Também a cadeia de lojas Fnac voltará a exibir sessões em alguns dos seus estabelecimentos.

A RTP e a TV Cine vão participar nesta celebração: o Cinemax, da RTP, mostrará nos dias 9 e 16, às 00h, os filmes “Três Semanas Em Dezembro” de Laura Gonçalves, “Within” de Natália Azevedo Andrade, “Vicky and Sam” de Nuno Rocha e “Miami” de Simão Cayatte.

Por sua vez, a TV Cineexibe, às 21h do dia 21, os filmes “Lar Doce Lar” de Pierre Clenet, Alejandro Diaz, Romain Mazevet, Paccolat Stéphane; “Nada Fazi” de Filipa Reis, João Miller Guerra e “La Chambre Jaune” de André Godinho.

Também no âmbito d’O Dia Mais Curto, o canal francês ARTE vai exibir, no programa especial do Court-circuit, a curta-metragem de animação “Amélia & Duarte”, de Mónica Santos e Alice Guimarães.

O Dia Mais Curto será igualmente celebrado por estudantes de diferentes graus de ensino, com sessões de curtas-metragens em escolas do ensino básico e secundário. Alguns estabelecimentos de ensino superior vão aderir à iniciativa exibindo programas próprios compostos por curtas-metragens realizadas por alunos dos cursos de Cinema e Multimédia.

O Dia Mais Curto é a festa do cinema, um momento de descoberta que vai iluminar as telas do país!

 

Clique aqui para conhecer o programa completo d’O Dia Mais Curto.

 

 

Comentários

pub