Ação do Papa em prol do ambiente inspirou atribuição do seu nome a avenida de Quarteira

A escolha do atual chefe da Igreja Católica para dar nome uma artéria de Quarteira, a Avenida Papa Francisco, a […]

Inauguração da Avenida Papa Francisco em Quarteira - C.M.Loulé - Mira (7)A escolha do atual chefe da Igreja Católica para dar nome uma artéria de Quarteira, a Avenida Papa Francisco, a funcionar desde Agosto, esteve ligada à sua ação «em prol de um mundo mais fraterno e humano e a sua preocupação pelas questões ambientais», segundo a Câmara de Loulé.

O respeito pelo ambiente foi um tema central da sessão de inauguração oficial desta nova artéria, que decorreu no passado sábado.

Na cerimónia simbólica que decorreu no fim-de-semana, o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo frisou que o Papa Francisco é uma figura consensual, já que, acredita, muita gente, crente e não crente, «se identifica com a sua figura, com o seu pensamento, com a sua autenticidade humana de cristão e de pastor».

O edil também frisou a visão que o chefe da Igreja Católica tem «dos problemas do mundo, em particular o contributo que tem dado no alerta para a deterioração do meio ambiente que afeta toda a Humanidade e o empenho na busca de soluções».

Esta ação do Papa em prol do ambiente, assegura a Câmara de Loulé, «vai ao encontro das políticas seguidas pelo município em matéria ambiental». A autarquia recordou que aderiu ao Projeto europeu e internacional ClimAdapt, «concebido para um horizonte longínquo e que tem como objetivo a definição de uma estratégia municipal que faça frente e nos prepare para as alterações climáticas que se vêm registando».

Esta “ponte” entre Loulé e o Vaticano inspirou a exposição sobre o trabalho desenvolvido pelo município a nível ambiental, que esteve patente no sábado, na nova avenida.

«Uma vez que ninguém detém a forma de resolver todos problemas, é preciso estudar, é preciso identificar riscos, é preciso propor medidas, é preciso encontrar soluções, para se poder agir, para poder prevenir e para mitigar os efeitos sobretudo dos incidentes críticos, dos fenómenos extremos que tão perto da nossa memória estão, como é o caso da intempérie vivida ainda há escassas semanas», disse Vítor Aleixo.

A Avenida Papa Francisco, que vem expandir a cidade no seu sentido Norte/Nordeste, é um dos investimentos que a Câmara Municipal de Loulé tem realizado em Quarteira tendo em vista a reabilitação urbana e desenvolvimento desta cidade. A nova artéria irá permitir o desenvolvimento «tanto em habitações, serviços e áreas de lazer, como em número de residentes».

A cerimónia de inauguração desta avenida contou com a presença do Embaixador da Argentina em Portugal e do Bispo do Algarve D. Manuel Quintas.

Comentários

pub