Academia de Música de Lagos atuará em Lisboa em evento da «Pegada Cultural»

A Academia de Música de Lagos vai estar em Lisboa, este sábado, para participar no evento «Pegada Cultural – Caminho […]

23 de maio - Academia de Música de Lagos - D.R.A Academia de Música de Lagos vai estar em Lisboa, este sábado, para participar no evento «Pegada Cultural – Caminho Percorrido», que vai apresentar «a toda a família um programa inovador de fusão entre arte e educação, com oficinas criativas, espetáculos de música, dança, teatro, exposições», segundo a Direção Geral das Artes.

A iniciativa, de entrada livre, terá lugar no Mercado da Ribeira e juntará agentes culturais de diferentes pontos do país, entre as quais a academia lacobrigense. O agente cultural algarvio vai «mergulhar na arte de contar histórias com “Tales from the Sea/A Aventura de Fossegrim”, um conto da autora e storyteller Nelda Magalhães, acompanhada ao violino por José Nuno Matias».

Esta é apenas uma das muitas sugestões deste evento, realizado no âmbito do programa «Pegada Cultural – Artes e Educação», promovido pela DG Artes em parceria com o Conselho das Artes da Noruega, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014. Além da apresentação de muitos espetáculos, será feito um balanço do programa.

A programação abre com uma «Parada com Formas Gigantes», pela Companhia de Teatro Alma d’Arame, às 9h45. Para as 10h50, está agendada a primeira atuação da Academia de Música de lagos.

Ao longo da manhã, os visitantes poderão, ainda, desfrutar da exposição «Bacalhau Tapeçaria Experimental», à qual está associado um workshop para criar peças de tapeçaria, uma proposta da Amplitudelíder, e conhecer o projeto de música e dança para bebés «ZYG», produzido pela Companhia de Música Teatral, que também apresentará os vídeos “Crescer” e “Frutificar, do projeto Opus Tutti, com realização de Pedro Sena Nunes.

Pegada cultural Caminho PercorridoÀs 14 horas, a Acordarte traz ao Mercado da Ribeira um piano, um violino e um violoncelo, numa peça original, escrita e executada por estudantes envolvidos no projeto “Anatomia de Otelo”.

A Academia de Música de Lagos volta a atuar às 15 horas e, às 15h30, dará lugar à D’Orfeu, que levará o público numa viagem à Noruega com o vídeo «O Mundo de Kittelsen e a música» e apresentará o espetáculo Conchas, do seu projeto “Hands Full Of Shells and Feet full of Flowers”, dirigido a bebés e crianças até aos 3 anos.

O Curso de Música Silva Monteiro/Matos, Caiano e Wandschneider, do porto, apresentará uma ópera científica que integra o projeto WASO – Write a Science Opera. O evento encerra circo com o circo «Noves’s Fora», um espetáculo da Companhia Erva Daninha, parceira do Teatro Viriato no projeto Circus Lab, de Viseu, destinado a crianças, que irá decorrer a partir das 17 horas no Estúdio Time Out.

O programa «Pegada Cultural – Artes e Educação» apoia nove nove projetos com um montante de cerca de um milhão de euros.

Agora, segundo a DG Artes, «chegou o momento de refletir sobre o caminho percorrido, sendo este evento, no Mercado da Ribeira, uma oportunidade para promover, junto de públicos diversificados, nacionais e estrangeiros, o trabalho desenvolvido pelas entidades beneficiárias de apoio, e, acima de tudo, para apresentar os resultados alcançados, debater o futuro do Programa de Financiamento, reforçar as relações bilaterais e analisar o potencial das parcerias estabelecidas entre as várias instituições envolvidas, portuguesas e norueguesas». Neste sentido, irá realizar-se um debate, a partir das 10h30, no Estúdio Time Out.

Comentários

pub