11 concorrentes disputam Grande final do XI Concurso de Fado Amador Cidade de Portimão

O XI Concurso de Fado Amador Cidade de Portimão encaminha-se a passos largos para a Grande Final que se realizará […]

fadoO XI Concurso de Fado Amador Cidade de Portimão encaminha-se a passos largos para a Grande Final que se realizará já no próximo dia 12 de dezembro, pelas 21h30, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão com o fadista convidado Jorge Fernando.

Esta iniciativa constituiu um marco de relevante interesse e importância na programação cultural do município, tendo como principal objetivo divulgar e estimular o gosto pelo Fado, Património Imaterial da Humanidade, bem como dar a conhecer novos talentos musicais. Os cerca de trinta candidatos oriundos de vários pontos do país que se apresentaram para esta edição foram um sinal de que este é um evento que chega longe e de que a cidade de Portimão recebe bem quem a visita.

Constatou-se, ainda, que o Fado é transversal a todas as idades, tendo-se verificado com agrado uma participação ativa dos mais jovens, mostrando que o futuro do fado está garantido.

As três eliminatórias previstas pelo Regulamento realizaram-se nas três freguesias do concelho, nos dias 15, 22 e 29 de novembro, correspondentes às eliminatórias de, Portimão, realizada no Salão do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, da Freguesia da Mexilhoeira Grande, realizada no Salão da Sociedade Recreativa Figueirense e de Alvor, realizada no Salão do Cento Comunitário de Alvor, respetivamente.

A estas coletividades chegaram para “ouvir cantar o Fado” cerca de 60 espectadores em cada eliminatória, contribuindo, assim, para a dinamização cultural destas coletividades.

As três eliminatórias decorreram em clima de festa e de competição saudável entre todos os participantes, tendo sido nota constante a qualidade dos candidatos a concurso.

Garantiram a passagem à Grande Final 11 concorrentes, sendo que dois deles irão disputar o Prémio Revelação, prémio atribuído ao concorrente mais bem classificado e com idade compreendida entre os 10 e os 15 anos de idade.

Assim, Ana Raquel Ramos, de Beja, Helena Candeias, de Lagos, Catarina Cândido de Estômbar e Zélia Viana, de Aljezur, com apenas 11 anos, foram os concorrentes apurados na 1ª eliminatória; Mónica Ribeiro, de Alcantarilha, Firmino Rodrigues, do Parchal, Sofia Alberto, do Calvário e Rita Luz, de Portimão, com apenas 13 anos, foram os concorrentes apurados na 2ª eliminatória; Carlos Filipe, que veio de Santarém, Cecília Valentim, de Portimão e Sandra Reis, de Beja, foram os concorrentes apurados na 3ª eliminatória.

«A inegável qualidade dos concorrentes apurados garante-nos uma Final em grande, envolta no registo castiço do Fado», salienta a Câmara de Portimão.

Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado, das 13h30 às 18h30, e em dias de espetáculo das 13h30 às 21h30. Para mais informações ou reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Comentários

pub