Universidade do Algarve disponibiliza 150 palestras e atividades gratuitas para ensino básico e secundário

A edição 2015/16 da “Equipa UAlg” da Universidade do Algarve já está disponível. Esta iniciativa, que consiste num conjunto de […]

equipa ualgA edição 2015/16 da “Equipa UAlg” da Universidade do Algarve já está disponível. Esta iniciativa, que consiste num conjunto de palestras e atividades gratuitas e informais, realizadas voluntariamente pelos docentes da UAlg para alunos e professores do ensino básico e secundário, pretende proporcionar um conhecimento aprofundado em áreas científicas diversificadas e sensibilizar os alunos para a importância do ingresso no ensino superior.

Dividida em duas categorias, “A Universidade vai à Escola”, que consiste na oferta de atividades e palestras em que um docente da UAlg se desloca às escolas da região do Algarve, e “A Escola vem à UAlg”, que disponibiliza um conjunto de temas nas instalações da Universidade, a “Equipa UAlg” conta, neste ano letivo (2015/2016), com mais de 100 professores voluntários e cerca 150 palestras diferentes, 30 das quais novas, inseridas nas 15 áreas científicas que formam a oferta desta iniciativa.

Os temas são definidos consoante o nível de formação dos destinatários, podendo ser integrados nos programas das disciplinas.

No ano letivo passado, esta atividade realizou um total de 110 palestras, abrangendo um universo de cerca de 5 mil alunos, «o que se traduz, certamente, num forte contributo para o reforço da imagem da Universidade do Algarve junto das escolas da região», salienta a universidade em nota de imprensa.

A edição 2014/15 bateu recordes. Foi a edição com mais docentes inscritos, com mais palestras e atividades realizadas e com maior número de alunos abrangidos, «o que seguramente muito contribuiu para os resultados alcançados pela UAlg no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2015/16, que registou um crescimento de 19% do número de candidatos colocados na 1ª fase, afirmando-se como a instituição que mais cresceu entre o conjunto das universidades portuguesas».

Toda a informação sobre a “Equipa UAlg” pode ser consultada em: www.ualg.pt/pt/content/equipa-ualg-2015-2016 .

Comentários

pub