São Brás aprova Orçamento para 2016 de 11,1 milhões de euros centrado na ação social

A Câmara de São Brás de Alportel aprovou um Orçamento para 2016 de cerca de 11,1 milhões de euros, onde […]

Câmara de São Brás de Alportel aprova Orçamento 2016A Câmara de São Brás de Alportel aprovou um Orçamento para 2016 de cerca de 11,1 milhões de euros, onde «solidariedade e inclusão social assumem a prioridade», anunciou a autarquia são brasense.

Na área da Ação Social, destaque para o «reforço do apoio alimentar e do Programa Mão Amiga, para o apoio à melhoria das condições habitacionais das famílias mais desfavorecidas».

Também será reforçado o Plano de Medidas de Apoio à Família “Vale +”, não só através da manutenção das medidas Vale + Educação (apoio a alunos do 1º ciclo) e das bolsas de estudo para o Ensino Superior, mas com o lançamento das medidas “Vale + Saúde” e “Vale + Natalidade”.

«A educação mantém-se como pedra basilar da ação da autarquia e por isso o orçamento contempla verbas para a constante melhoria e manutenção de todo Parque Escolar», acrescentou a autarquia.

No que toca a obras, destaque para a construção de um Parque de Autocaravanismo, para a Requalificação do Largo de São Sebastião e para a criação de um Skate Parque, a que se juntarão outros investimentos, nomeadamente «na rede de contentores subterrâneos e na melhoria de todo o setor da recolha de resíduos e na implementação de uma nova fase de ampliação do Plano de Saneamento».

A preocupação com a Proteção Civil também está patente no orçamento, através dos apoios que serão dados à Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, «para assegurar as Equipas de Intervenção Permanente e o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF)».

O orçamento contempla ainda uma verba que será alocada à proposta mais votada de entre as opções disponibilizadas aos cidadãos no âmbito do Orçamento Participativo, a qual será conhecida brevemente.

Segundo o presidente da Câmara de São Brás de Alportel, a elaboração deste documento estratégico é «um desafio constante e cada vez mais exigente».

«É difícil trabalhar um orçamento tão reduzido, principalmente nos tempos difíceis que correm, e ainda assim traçar metas ambiciosas para o futuro de São Brás de Alportel e dos são-brasenses. É com esta garra que discutimos até ao último cêntimo os investimentos a fazer, as prioridades, para que o orçamento seja executado com rigor e em prol do desenvolvimento do concelho», assegurou o edil.

Comentários

pub