Houve mais 10% de ementas vendidas na Rota do Petisco, numa média de 6400 por dia

Após cinco semanas de Rota do Petisco e contabilizados os resultados, a Teia d’Impulsos revelou os números da edição deste […]

1º Premio Rota Imagens
Foto vencedora do concurso Rota das Imagens

Após cinco semanas de Rota do Petisco e contabilizados os resultados, a Teia d’Impulsos revelou os números da edição deste ano que atestam o sucesso que o fluxo de pessoas nas ruas e nos estabelecimentos aderentes já faziam prever, com 242 416 ementas da Rota vendidas, numa média de 6.400 por dia, e aumento de cerca de 10% em relação aos números da edição anterior.

Traduzidos estes números em valores financeiros, a Rota do Petisco 2015 registou um impacto económico direto (o valor das ementas vendidas) na ordem dos 695.106 euros, o que é tanto mais significativo quando comparado com o investimento aplicado na concretização do evento, estimado em cerca de 110.000 euros e maioritariamente suportado por trabalho voluntário.

A organização revelou ainda o perfil do “petiscador”- tipo, que através de dados recolhidos em inquéritos individuais, revelou situar-se na faixa etária entre os 26 e os 45 anos e, em geral, terá ido a mais de dez estabelecimentos aderentes. Os pequenos grupos (entre 2 a 10 elementos) foram uma maioria.

Questionados sobre a forma como tomaram conhecimento da Rota do Petisco, além do tradicional passa-palavra e dos cartazes, mupies e outdoors disseminados um pouco por todo o lado, também se revelou muito eficiente a divulgação efetuada nas redes sociais (este ano, a Rota teve uma página de Facebook própria, além de conta no Instagram e Twitter) e no website oficial do evento, concebido pela empresa ITBase.

A Rota do Petisco voltou a ter uma forte vertente solidária, que resultou na angariação de 21.500 euros, resultantes da doação de 1 euro na aquisição do Passaporte da Rota, montante que reverte na sua totalidade para o apoio de sete projetos sociais.

Na passada sexta-feira, dia 30 de outubro, no âmbito da Festa de Encerramento da Rota que teve lugar na Casa Manuel Teixeira Gomes, foram desde logo assinados os protocolos com as instituições locais de solidariedade social responsáveis pela concretização dos projetos apoiados: o Refeitório Social do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora do Amparo, a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio, a Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo do Algarve, o Centro de Apoio a Idosos de Ferragudo, o Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, o GRATO – Grupo de Apoio a Toxicodependentes e o projeto Vela Solidária.

Festa Rota 3Esta foi também a ocasião para inaugurar a exposição “ A Minha Marca na Rota”, com os melhores trabalhos da Rota da Ilustração e da Rota das Imagens, duas iniciativas dinamizadas pelos parceiros MODO e André Mota- fotografia e Vídeo que desafiaram os “petiscadores” a exprimirem o espírito e os sabores da Rota do Petisco através das artes da ilustração e da fotografia.

A exposição ficará patente até ao dia 21 de novembro na Casa Manuel Teixeira Gomes, onde também, a partir de dia 9, poderão ser levantados os “vouchers” referentes aos Prémios da Rota que foram sorteados durante a Festa de Encerramento.

Organizada pela associação Teia D’Impulsos, a Rota do Petisco «voltou a alicerçar-se nas parcerias entre entidades públicas, associações de cidadãos e empresas, sendo uma prova viva de como a reunião de sinergias pode dar valiosos frutos».

Um especial destaque deve ser dado à parceria com a associação Alvorecer, a responsável pela organização da Rota em Alvor, e ao apoio prestado pelas Câmaras Municipais de Portimão, Silves, Lagoa e Monchique e às Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande, Ferragudo e Monchique. O

s agradecimentos têm de ser alargados aos restantes parceiros do evento, a todos os que contribuíram generosa e gratuitamente para o programa de animação da Rota do Petisco, aos media partners e a quem pôs o seu know-how ao serviço da construção dos meios de divulgação e comunicação do evento, nomeadamente a ITBase e o LCPA Creative Agencies, responsável pela conceção do Passaporte e de todos os materiais de divulgação da Rota do Petisco.

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