Museu de Loulé expõe peças que resultaram da residência artística «Makers Meal»

O resultado da residência artística «Makers Meal – Mesa Ajudada» vai ser mostrado numa exposição que será inaugurada amanhã, dia […]

Makers Meal Residência Artistica Loulé Criativo_15O resultado da residência artística «Makers Meal – Mesa Ajudada» vai ser mostrado numa exposição que será inaugurada amanhã, dia 11 de Novembro, no Museu Municipal de Loulé.

Os doze participantes na residência, que decorreu em Outubro, construíram de raiz tudo o que é necessário para fazer uma refeição, desde a mesa e dos bancos até aos pratos, talheres, panelas, copos e jarros, entre outros elementos, que podem agora ser apreciados ao vivo.

A inauguração desta mostra, que ficará patente até 12 de Dezembro, será acompanhada de um magusto, agendado para as 14 horas, para o qual estão convidados «os vizinhos e amigos do Museu Municipal», segundo a Câmara de Loulé.

Makers Meal Residência Artistica Loulé Criativo_31Além de estar posta numa sala do Museu Municipal, a Mesa Ajudada vai estar “espalhada” pela Avenida José da Costa Mealha, cujos muppis serão o suporte para uma série fotográfica, que poderá ser vista até ao dia 27 de novembro.

O projeto de intervenção de arte contemporânea «Makers Meal» visou «gerar uma sinergia de discursos e de práticas sobre comunidade, de confluência da arte, dos ofícios e da cultura». O próprio tema da residência esteve ligado à prática da “ajudada”, muito usada no meio rural, em que a comunidade se junta para levar a cabo um projeto.

Ao longo de doze dias, a iniciativa juntou debaixo do mesmo teto artesãos e artistas algarvios e vindos da Escócia. O resultado foi impressionante, como o Sul Informação testemunhou e registou em fotografia, no último dia de residência.

A Residência “Makers’ Meal” foi concebida pela organização artística escocesa SSW – Scottish Sculpture Workshop e inaugura a vertente das residências criativas do “Loulé Criativo”. A iniciativa foi da Câmara Municipal de Loulé e a organização esteve a cargo da SSW – Scottish Sculpture Workshop e da Proactivetur/Projecto TASA.

Comentários

pub