Messines dá a provar a sua gastronomia ao longo de uma semana de sabores intensos

Galinha com grão na Casa de Pasto «Odília & Florival», Javali com castanhas, n’«O Caixeiro», Couve com carne de porco […]

DSC_0288 (Custom)Galinha com grão na Casa de Pasto «Odília & Florival», Javali com castanhas, n’«O Caixeiro», Couve com carne de porco no forno de lenha, n’«O Petisco», Milhos à Messinense no João de Deus, Galinha cerejada com papas no Café Académico, Couve repolho com carne de porco n’«O Gralha», ou Tapa de choco com batata brava, no Tapas.com.vinho».

Estas são apenas algumas das (deliciosas) propostas dos sete restaurantes que, de 28 de Novembro a 6 de Dezembro, integram a Semana Gastronómica de São Bartolomeu de Messines.

Mas não se pense que a iniciativa da Junta de Freguesia desta vila do concelho de Silves, que já vai na sua 10ª edição, se fica por aqui. No sábado, 28 de Novembro, a marcar a abertura da Semana Gastronómica, às 9h00, no Mercado de Messines, haverá um showcooking com Cátia Santos e uma demonstração de decoração culinária com Cristin’s Carvings.

Depois, o programa deste dia de abertura muda-se de armas e bagagens para a Casa do Povo de Messines, onde, das 15 às 18h00, há uma aula aberta de culinária com grandes chefes da cozinha algarvia. Se está interessado/a, aproveite, porque as inscrições estão abertas.

Ao mesmo tempo, além de mais uma demonstração de decoração culinária, Jorge Cipriano, do Clube de Vinhos de Portugal, dará a provar alguns dos melhores néctares.

Das 18 às 20h00, ainda na Casa do Povo, os restaurantes aderentes à Semana Gastronómica servem petiscos, para passar depois a servir jantares, a partir das 20h00.

Semana gastronomica messinesAo longo de todo o dia, e porque Messines é também uma terra de muita música, dança e outras artes, haverá animação com o acordeão de Nelson Conceição, a música tradicional do grupo Rastemenga, o Grupo Coral da Casa do Povo, as danças do Rancho Folclórico de Messines, Marco António, teatro e a performance do artista plástico Flay Pontes.

Nos restantes dias da Semana Gastronómica, as hostilidades transferem-se para os restaurantes aderentes. E nesses locais, além dos bons pratos da tradição messinense, há ainda a possibilidade de degustar o fruto do trabalho dos produtores locais, como José Leonardo Palma e a sua aguardente de medronho, destilada no sítio do Zebro de Cima, o puro mel de Artur Jorge Batista, o mel de rosmaninho de Leonardo Camacho, José Luz Guerreiro e Jorge Coelho, os picantes de Leonardo Camacho e da «Algarve Peppers», da vizinha freguesia de Paderne, ou os doces caseiros regionais de Matilde Alves, Marília Louçã, Teodorina Madeira e Josélia Luz (JMGL).

João Carlos Correia, presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, salienta que «no Barrocal Algarvio, onde se encontra a nossa freguesia, temos acesso quer ao peixe predominante no litoral, quer aos legumes, às ervas aromáticas, às carnes e caça da serra. Acredito que é nesta mistura de saberes, experiências e sabores que reside a capacidade de dinamizar a gastronomia local e regional, trazendo à nossa freguesia, concelho e região o reconhecimento devido, por forma a sermos um ponto de referência incontornável na cozinha mediterrânica e no turismo diferenciado de qualidade. As nossas gentes, saberes e sabores são o nosso bem mais precioso».

Na semana passada, aquando da fam trip de jornalistas e agentes de viagens ao concelho de Silves, o autarca já tinha salientado que «Messines era muito forte na área comercial e agrícola. Mas nestes últimos anos, num raio de 50 quilómetros, abriram várias grandes áreas comerciais que vieram abafar o nosso pequeno comércio. Ainda temos dois lagares de azeite, alguma alfarroba, mas o comércio de amêndoa, por exemplo, já não há».

João Carlos Correia_presidente Junta de Messines_2«Se não for o turismo e a gastronomia a captar mais gente para cá, não sei como será no futuro», acrescentou João Carlos Correia.

Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, por seu lado, salientou: «deu-se um retrocesso e agora é necessário políticas e medidas para manter as pessoas cá. Isso passa, por exemplo, por mostrar a nossa tradição e identidade». A Semana Gastronómica é uma forma de o fazer.

Além do Município de Silves, apoiam este evento a Região de Turismo do Algarve, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, a Casa do Povo de Messines, a Rota dos Vinhos do Algarve, a Associação dos Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve e a Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve.

A 10ª Semana Gastronómica de Messines, conta ainda com o patrocínio de diversos comerciantes, empresas, associações e entidades locais.

 

Comentários

pub