Mercado de Querença de Novembro dá a conhecer as virtudes da bolota

A bolota, «o fruto do futuro», estará em destaque na edição de Novembro do Mercado de Querença, que decorre no […]

Mercado Querença Novembro 2015A bolota, «o fruto do futuro», estará em destaque na edição de Novembro do Mercado de Querença, que decorre no domingo, dia 29, no centro desta aldeia louletana.

«Apesar de menosprezada na nossa alimentação atual, a bolota em tempos tinha a mesma importância que a castanha», segundo os responsáveis pelo projeto Querença, que organizam este mercado, razão que os levou a escolher este produto.

Durante o certame, que pode ser visitado entre as 9h30 e as 12 horas, procurar-se-á revelar «algo que muitos desconhecem: que a bolota é um alimento de grande valor nutritivo, isento de glúten, com propriedades antioxidantes e rico em fibra e em proteína».

Os visitantes terão a oportunidade de provar pratos com este produto, feitos segundo receitas tradicionais, nomeadamente «bolota assada no forno, pão de bolota e diversos doces elaborados com este fruto».

Além da bolota e dos seus derivados, o Mercado de Querença terá muito mais para oferecer, como as já tradicionais bancas de agricultura, artesanato e doçaria, mas também  uma caminhada livre.

Esta atividade ecoturística está agendada para as 9 horas e será patrocinada pela Barra Energética de Querença, um produto desenvolvido no âmbito do Projeto Querença que já começou a ser comercializado.

«A caminhada será de 8 km por trilhos e estradões junto à aldeia de Querença. Aconselhamos todos os participantes a comparecerem devidamente equipados. No final, terão oportunidade de provar a famosa barra energética BEQ», segundo a organização.

Comentários

pub