Marinha inativa engenho explosivo na ilha da Culatra

Um engenho explosivo (pirotécnico militar) foi inativado hoje na ilha da Culatra, na costa do núcleo dos Hangares, pelo Destacamento de […]

Engenho_explosivo_2 Engenho_explosivo_Olhao1Um engenho explosivo (pirotécnico militar) foi inativado hoje na ilha da Culatra, na costa do núcleo dos Hangares, pelo Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº1 (DMS1) da Armada.

Segundo adianta a Marinha, a Polícia Marítima garantiu um perímetro de segurança e os mergulhadores identificaram e neutralizaram «o engenho explosivo que tinha dado à costa, sendo que os detritos resultantes da inativação foram removidos do local». As operações foram coordenadas pelo Capitão do Porto de Olhão.

A Marinha adverte que «este tipo de engenhos, apesar de aparentarem um estado estável e seguro, podem estar funcionais e com carga explosiva completa».

Por isso, «sempre que for encontrado um engenho deste tipo, não deverá ser removido, e a Autoridade Marítima Local deverá ser de imediato alertada através de contacto direto ou do número nacional de emergência – 112».

Comentários

pub