M-PeX “Phado” junta guitarra portuguesa e eletrónica na Ermida de Guadalupe

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe será o palco do M-PeX “Phado”, um projeto arrojado e inovador, a apresentar […]

M-Pex Phado, em foto de Carina Nunes
M-Pex Phado, em foto de Carina Nunes

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe será o palco do M-PeX “Phado”, um projeto arrojado e inovador, a apresentar neste monumento do concelho de Vila do Bispo no próximo domingo, 22 de Novembro, às 16 horas.

Este é um espetáculo produzido pela Associação InLive – Amigos de Música, integrado no Ciclo Outros Sons – Música no DiVaM, programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos, implementado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

No espetáculo, «a tradição envolve-se com a modernidade numa relação que tem tanto de promíscua como de frutífera e verdadeiramente interessante».

M-PeX é um projeto que alia a Guitarra Portuguesa à música eletrónica, e que «ousa explorar paisagens musicais nunca antes visitadas».

Trata-se de «uma experiência arrojada que estabelece um teste aos nossos sentidos, que se atreve a derrubar clichés e que prova que a música tradicional também pode ser moderna, ou vice-versa. Imagine-se o som cristalino de uma Guitarra Portuguesa. Imagine-se um laptop a debitar ritmos eletrónicos. M-PeX é isso mesmo, música eletrónica com Guitarra Portuguesa. Ou talvez seja Guitarra Portuguesa com eletrónica. De qualquer forma, o projeto cruza estilos musicais aparentemente inconciliáveis. Mas afinal parece que é possível. O resultado não é Fado, nem eletrónica, nem apenas a soma dos dois: é algo de Indefinível. M-PeX é sinónimo da reinvenção, modernização e globalização da Guitarra Portuguesa».

Além da proposta musical, haverá ainda lugar a uma degustação de licores e doces regionais.

 

BIOGRAFIA |

M-PexM-PeX nasceu em Lisboa em 1979. Estudou Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico (ramo de Biofísica, onde estudou o efeito da música/estímulos auditivos nas ondas cerebrais humanas).

Atualmente é professor dos cursos de “Guitarra Portuguesa” e “Viola de Fado” numa Escola de Música em Lisboa.

É ainda compositor e produtor de bandas sonoras originais para Web, publicidade, séries televisivas e documentários.

Começou por tocar viola de acompanhamento de Fado com o seu avô Luís Pinheiro (Guitarra Portuguesa), atuando em diversas casas de Fado, restaurantes e festas particulares. Num aniversário, o avô ofereceu-lhe uma Guitarra Portuguesa, e a partir daí começou a ensinar-lhe a técnica, a escola e métodos.

Paralelamente, e como resultado dum interesse constante pela produção de música eletrónica, em 1999, nasce o projeto “MPeX”, que admite a inclusão da Guitarra Portuguesa, tentando criar ambientes pouco usuais na cena musical nacional, misturando estéticas sonoras tão díspares como o Fado, Dub, DubStep, Trip-Hop e Drum’n’Bass.

Em 2007 e 2010, “M-PeX” foi selecionado na área da música, no concurso “Jovens Criadores” organizado pelo Clube Português de Artes e Ideias (CPAI) e Instituto Português da Juventude (IPJ), e que destaca artistas nacionais emergentes no panorama nacional.

Em 2007, edita em formato de edição de autor e com apoios da Associação Cultural Thisco e Fonoteca Municipal de Lisboa, o álbum de estreia “Phado”.

Em 2011 edita “iPhado” (Edição de Autor/Editora Enough Records) composto por iPod e usando aplicações gratuitas da AppStore. “Ignis” (2012) é o mais recente disco editado (Edição de Autor/Editora Enough Records) e é composto por 5 temas inéditos com Guitarra Portuguesa misturada com música eletrónica Dubstep, cuja temática refere-se à teoria ancestral dos Sólidos Platónicos.

“M-PeX” é ainda responsável pelo programa “Puntz!”, todas as sextas-feiras, das 00h00 às 01h00, na Rádio Zero do Instituto Superior Técnico (www.radiozero.pt), inteiramente dedicado à Música Eletrónica.

Aí se revelam alguns temas originais, promovem-se projetos musicais e divulgam-se algumas sonoridades que dominaram e dominam a cena Eletrónica.

Atualmente, “M-PeX” encontra-se a compor/gravar novos temas para o próximo disco de originais. E ainda atua ao vivo nas mais variadas salas de espetáculos.

Comentários

pub