Idoso que estava desaparecido em Boliqueime encontrado sem vida

O homem de 79 anos que estava desaparecido desde a tarde de ontem e cujo carro foi encontrado «totalmente submerso», […]

Boliqueime - foto de Maria Silva Silva
Inundações em Boliqueime

O homem de 79 anos que estava desaparecido desde a tarde de ontem e cujo carro foi encontrado «totalmente submerso», foi descoberto esta segunda-feira, pelas 9h30, já sem vida, «a cerca de cem metros do local onde o carro estava», disse fonte da GNR ao Sul Informação.

O corpo foi descoberto por um cão pisteiro da GNR, pouco depois de recomeçadas as buscas pelo idoso, que tinham sido suspensas,ontem, com cair da noite, devido «à falta de visibilidade». A zona do acidente fica na estrada que liga a discoteca Kadoc à estação de caminhos-de-ferro de Boliqueime.

Segundo o porta-voz do Comando Territorial de Faro da GNR capitão Carlos Bengala, o homem era residente na Covilhã e teria segunda habitação em Boliqueime. Estava na região para «celebrar o seu aniversário» e saiu de casa para fazer compras, quando o seu carro, um Smart, foi apanhado pela enxurrada resultante do transbordo de uma ribeira, na zona da Cerca da Areia, e arrastado para uma vala.

O homem terá procurado sair de dentro do carro, que ficou submerso, partindo o vidro, mas acabou por ser arrastado pela água e por morrer.

O carro foi detetado por um popular, que alertou as autoridades. «Ao início, não sabíamos se seria um carro que tinha sido arrastado pela água, sem ocupante, como aconteceu a tantos outros, ou se tinha ocupante. Pela matrícula, chegámos ao proprietário e entrámos em contacto com a esposa do senhor, que nos disse que ele tinha saído de casa e ainda não tinha voltado», revelou Carlos Bengala.

A partir desse momento, começaram as buscas, que duraram até ao cair da noite. Nessa altura, a GNR suspendeu as operações e pediu apoio a Lisboa, para enviar unidades especializadas, nomeadamente «mergulhadores e brigadas cinotécnica (homem e cão)». As buscas foram retomadas às 8h55 e o homem foi encontrado pouco depois, «por um dos cães».

Esta foi a única vítima humana do temporal de ontem, no Algarve, e não há registo de pessoas que tenham ficado feridas. Mas houve «avultados danos materiais», disse o porta-voz da GNR.

Comentários

pub