Hábitos saudáveis inspiram negócios e são tema da Beta Talk Portimão de Novembro

O empreendedorismo na área dos hábitos saudáveis vai ser o tema da Beta Talk de Novembro, marcada para a próxima segunda-feira, […]

Betatalk
O empreendedorismo na área dos hábitos saudáveis vai ser o tema da Beta Talk de Novembro, marcada para a próxima segunda-feira, dia 16, às 19h00 no Café-Concerto do TEMPO, em Portimão.

Fátima Baiona e Ana Rita Simões, da Pé de Salsa- hortícolas e aromáticas, e Hugo Vasques Lopes, da FrutaMar, são, segundo a Câmara de Portimão, «dois exemplos de como uma boa dose de espírito empreendedor pode fazer chegar à praia e a vários lares a promoção de hábitos de vida saudáveis e inspirar a criação de novos negócios em que o saudável é palavra de ordem».

Fátima e Ana RitaFátima Baiona é engenheira agrónoma e natural de Portimão, enquanto Ana Rita é arquiteta paisagista, natural de Faro. Quis o destino que se juntassem numa formação de poda e enxertia, onde, após uma longa conversa sobre ervas aromáticas e medicinais, resolveram pôr as mãos à obra e transformar as suas ideias numa realidade.

Com a consciência de que tinham uma grande batalha pela frente e que nada faria sentido sem a ajuda da família e amigos, em 2014, com fundos do PRODER, trouxeram à luz do dia o projeto Pé de Salsa- Aromáticas e Hortícolas.

Na Quinta do Pé de Salsa, localizada na Senhora do Verde, freguesia da Mexilhoeira Grande, em Portimão, produzem hortícolas e ervas aromáticas, em modo biológico, porque acreditam que esta é uma forma de obter uma alimentação saudável e com mais sabor. Todas as semanas colocam à disposição dos seus clientes um cabaz de produtos com entregas ao domicílio na região do Algarve e uma vasta oferta na loja online, para todo o País.

Para estas empreendedoras, o saudável é palavra de ordem, por isso, além das hortícolas e das aromáticas ,representam atualmente três marcas de cosmética biológica e vegan e todos os dias procuram chegar mais perto daqueles que se preocupam em ter uma alimentação e rotina saudável.

Hugo LopesHugo Vasques Lopes é natural de Tavira e é o rosto da “FrutaMar”, um projeto sonhado em 2011 quando esteve emigrado em Londres e que, em 2014, chegou às praias do Sotavento algarvio, onde a fruta fresca lavada, cortada e embalada no dia, em pequenas cuvetes e pronta a consumir, passou a ser uma alternativa saudável às famosas Bolas de Berlim e outros snacks que se comercializam à beira mar.

Segundo a Câmara de Portimão, «em pouco tempo, a FrutaMar tem vindo a conquistar o espaço e reconhecimento junto dos veraneantes que se rendem e deixam-se surpreender pelo lado saudável deste negócio».

Além desta sua vertente empreendedora, é animador social no Lar de Santa Maria em Tavira. Licenciado em Comunicação e Gestão de Eventos e a terminar o Mestrado em Educação Social, constrói as suas oportunidades, estando atento às necessidades de cada momento.

Sempre a inovar e com intenção de prevenir as doenças cardiovasculares e a obesidade infantil, criou o Movimento para a Promoção do Lanche/Merenda Escolar + Saudável, cujo principal objetivo é a FrutaMar poder fornecer a todas as crianças do 1º Ciclo, a nível nacional, uma alternativa saudável ao atual lanche/merenda escolar.

Tendo apresentado o seu projeto na 1ª edição do Shark Tank, onde foi um dos semi-finalistas, prepara agora uma nova participação para este e outros concursos a nível nacional e internacional.

O encontro tem participação gratuita, embora seja necessária a inscrição aqui.  O wine-break é por conta de quem lá vai, sendo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

Conta ainda com a parceria da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Algarve Emprego, em termos da divulgação.

Comentários

pub