Gangue espanhol que furtava em lojas de ouro no Algarve foi detido depois de mais dois assaltos

A PSP deteve esta madrugada um gangue, de quatro elementos, que, ao longo dos últimos dois meses, terá furtado em […]

PSP_1A PSP deteve esta madrugada um gangue, de quatro elementos, que, ao longo dos últimos dois meses, terá furtado em cerca de 20 casas de compra de ouro no Algarve. Quando foi intercetado, o grupo seguia em direção a Espanha, num carro de alta cilindrada, depois de ter feito mais dois assaltos, um em Quarteira e outro em Faro.

Fonte da PSP adiantou ao Sul Informação que «esta investigação já decorria há cerca de dois meses, quando surgiram os primeiros casos» e que não haverá mais membros do grupo por capturar.

Os quatro homens, que o nosso jornal apurou serem espanhóis, têm idades entre os 20 e os 30 anos, e residem em Sevilha.

Em relação ao número de furtos na região é «convicção» da PSP que terão sido «cerca de 20», mas as investigações ainda estão a decorrer e o Sul Informação sabe que o facto de os homens atuarem encapuzados e de madrugada, quando há menos testemunhas, complica a sua identificação e a formulação de provas concretas.

O modus operandi do grupo não diferia muito de caso para caso: «forçavam a entrada através do arrombamento, ficava um homem a fazer de segurança, e os outros entravam para fazer o seu trabalho. Depois procuravam os valores e levavam, por vezes, o cofre que, normalmente, neste tipo de lojas não é muito volumoso».

Apesar de, ao longo dos últimos dois meses, a atividade criminal do grupo ter rendido «alguns milhares de euros», nas últimas semanas os furtos deixaram de ser tão rentáveis, devido à ação das autoridades, que alertaram os donos das lojas para deixarem o mínimo valor possível em ouro e dinheiro, durante a noite, nos estabelecimentos.

Com a diminuição do valor furtado, o grupo «começou a debruçar-se para ourivesarias da região, tendo feito várias tentativas de assalto», revelou a mesma fonte.

Os membros do gangue vão ser presentes a Tribunal esta terça-feira.

 

 

Comentários

pub