Faro vai ter um novo Largo das Mouras Velhas

Depois de 13 anos de um «longo impasse», a operação de requalificação urbanística do Largo das Mouras Velhas, em Faro, […]

Largo das Mouras VelhasDepois de 13 anos de um «longo impasse», a operação de requalificação urbanística do Largo das Mouras Velhas, em Faro, vai finalmente avançar, segundo decisão tomada na última reunião de Câmara da capital algarvia.

De acordo com a autarquia, a intervenção, que ficará a cargo do consórcio CPE/Teixeira Duarte, além do arranjo estético e repavimentação do piso, prevê a criação de uma bolsa de estacionamento gratuito, bem no centro da cidade, num investimento de cerca de 309 mil euros.

A nova vida do Largo das Mouras Velhas resulta da redução do objeto do contrato de concessão firmado com este consórcio em 2003, que previa a construção e exploração de dois parques públicos de estacionamento subterrâneo, na Pontinha (atualmente em funcionamento e explorado pela CPE/Teixeira Duarte) e no Largo das Mouras Velhas – este nunca executado, por se considerar inviável económica e financeiramente.

A proposta de redução do objeto contratual foi apresentada à reunião pública da Câmara e passou com os votos favoráveis do presidente Rogério Bacalhau e dos vereadores da coligação e a abstenção dos vereadores da oposição.
Com esta alteração do contrato, «que em nada onera o Município, fica resolvido a contento da população, um problema que subsistia há mais de 13 anos».

A Câmara de Faro recorda que «já desde meados do século passado esta praça central aguardava soluções urbanísticas que nunca se concretizaram, mantendo-se até aos nossos dias sem qualquer intervenção urbana que a dignificasse».

Quais os objetivos da intervenção?

Teatro-Lethes-em-FaroEsta intervenção abrange o Largo das Mouras Velhas, mas estende-se também pela Rua de Portugal, com incidência na zona fronteira ao Teatro Lethes (antigo Colégio de Santiago Maior) incluindo a área pedonal (passeio) circundante da Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa.

O objetivo principal da requalificação é dignificar o espaço público, «regrando a sua utilização tanto a nível viário como pedonal, sendo para tal reordenado o parqueamento e circulação automóvel e humanizada a vivência urbana através da criação de uma zona de estar e lazer».

Nela estão previstas a repavimentação de toda a área de circulação rodoviária e parqueamento automóvel com pavimento betuminoso, a criação de novos passeios nas áreas de percursos pedonais e ainda a regularização dos existentes.

Está também contemplada a colocação de bancos, papeleiras e rampas de acessibilidade, a reformulação das infraestruturas e equipamentos relativos à iluminação pública, sendo para tal criada uma nova rede de iluminação através de luminárias com óticas em LED.

Depois do anúncio, esta semana, do lançamento de novo concurso para permitir a reabertura do café do Largo da Pontinha, dando assim vida a um espaço nobre e central da cidade, esta é a segunda boa notícia para o centro de Faro.

Comentários

pub