Faro lança nova edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa vai ter uma nova edição este ano, sendo o júri composto por […]

ramos_rosa_siteO Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa vai ter uma nova edição este ano, sendo o júri composto por Gastão Cruz (poeta e ensaísta), Pedro Ferré (vice-reitor da Universidade do Algarve) e António Carlos Cortez (crítico literário).

O Prémio foi instituído pelo Município de Faro em 1999, em homenagem ao poeta António Ramos Rosa, nascido em Faro e vulto maior do panorama poético nacional e internacional.

Este prémio, do qual já se realizaram quatro edições, em 1999, 2001, 2007 e 2009, procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados.

Em todas as edições teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice e João Rui de Sousa.

Este ano, o Município de Faro promove mais uma edição do Prémio, no valor de cinco mil euros, que conta com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP, e o apoio de Delta Cafés, ANA – Aeroportos de Portugal, Turismo de Portugal, Hotel Faro, Tertúlia Algarvia e Jornal de Letras, Artes e Ideias.

A data limite para a entrega dos trabalhos ficou definida para dia 31 de dezembro de 2015 e a cerimónia de entrega do Prémio está agendada para o dia 23 de abril do próximo ano, aniversário da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.

As Normas de Participação no Prémio poderão ser consultadas em http://cm-faro.pt/menu/911/premio-ramos-rosa.aspx

Comentários

pub