Estátuas vivas vão personificar o espírito de Natal no centro de Lagoa

O espírito de natal vai estar bem vivo, assim como as “estátuas”, no concelho de Lagoa, a 18 e 19 […]

Estátuas Vivas em Lagoa - CauteleiroO espírito de natal vai estar bem vivo, assim como as “estátuas”, no concelho de Lagoa, a 18 e 19 de dezembro. A rua 25 de Abril e o largo 5 de Outubro vão acolher a mostra «Estátuas Vivas de Natal», que proporcionará performances artísticas «que promovem a cumplicidade entre os participantes e o público», anunciou a autarquia lagoense.

Entre as personagens que vão poder ser vistas nesta mostra estão os Reis Magos, o Pai Natal, os elementos do presépio e um anjo, bem ao espírito da época, mas também um cauteleiro, um elfo, um vendedor de castanhas, uma família às compras e um boneco de neve. A performance pode ser vista, no dia 18 de Dezembro, entre as 15 e as 18 horas, e, a 19, entre as 10 e as 13 horas.

Esta iniciativa servirá para animar a cidade, ao mesmo tempo que se «incentiva e divulga a criação artística nas artes performativas», através da exposição destas “estátuas», algumas das quais «com um grande rigor técnico e de uma rara qualidade e beleza plástica».

Dos artistas que marcarão presença, a autarquia destaca António Santos (Staticman), «que começou as suas criações de estátuas vivas na rua, em Barcelona, em 1987 e no ano seguinte bateu o record Guinness de imobilidade (15 horas, 2 minutos e 55 segundos)».

«Hoje as estátuas vivas são presença habitual em muitas cidades, mas os primeiros relatos chegam-nos do antigo teatro grego, onde em determinadas situações os atores faziam poses imitativas de estátuas. Na renascença apareceram representações de grupos em imobilidade querendo mostrar quadros vivos. No final do século XIX, as esposas dos artistas de circo costumavam receber o público também com recriações de esculturas ou pinturas famosas. Nos anos 20 aparecem relatos na dança da quietude física enquanto arte (Olga Desmond) e nos anos 60, Gilbert and George utilizaram também as técnicas da estátua viva nos seus espetáculos», enquadrou a Câmara de Lagoa.

As estátuas que invadirão Lagoa

Comentários

pub