Em Dia de São Martinho, há magustos públicos em diversos locais do Algarve

O São Martinho é dia de magustos e há muitas autarquias do algarve que vão promover festas dirigidas à comunidade, […]

MagustoO São Martinho é dia de magustos e há muitas autarquias do algarve que vão promover festas dirigidas à comunidade, onde as castanhas e o vinho novo são as estrelas.

Castro Marim, Lagoa, Loulé, Portimão e São Brás de Alportel, bem como o município alentejano fronteiriço de Mértola, aproveitaram a ocasião para promover iniciativas variadas.

A maioria dos magustos realizam-se esta quarta-feira, em que se celebra o São Martinho, mas há quem tenha optado por guardar a festa para o fim-de-semana. É o caso do convívio que será realizado em Alta Mora, Castro Marim, que está marcado para sábado.

Já os idosos e as crianças da união de freguesias de Lagoa e Carvoeiro terão a oportunidade de celebrar o São Martinho hoje. A junta de freguesia vai juntar os munícipes séniores aos mais novos em dois magustos que colocarão duas gerações a conviver.

Em Carvoeiro, os alunos da EB1 e do Jardim de Infância vão juntar-se aos utentes do Centro Sénior, nesta instituição, às 14h30. Em Lagoa, à mesma hora, os idosos vão deslocar-se à EB1 de Lagoa para festejar o São Martinho.

No sábado, dia 14 de novembro, há Mercado de São Martinho, na Rua 25 de Abril e no Jardim 5 de Outubro, das 9 às 13 horas. No dia seguinte, domingo, o certame muda-se para o Largo da Praia, Carvoeiro, e vai decorrer entre as 15 e as 18 horas.

As castanhas misturam-se com a cultura, em Loulé, já que o magusto que a Câmara vai promover hoje, às 14 horas, no Museu Municipal, coincide com a inauguração de exposição «Mesa Ajudada – Makers Meal».

Castanhs e água péEm Portimão, há magusto tradicional na Praça da República, às 16 horas. A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Portimão, tem entrada gratuita e contará com a animação do Grupo de Cantares Fonte Nova.

São Brás de Alportel, por seu lado, acolhe diversos eventos, desde logo uma «Festa de São Martinho, no Espaço Multiusos do Bairro Social, a partir das 15 horas. Além de castanhas assadas e outros petiscos típicos, está prevista animação musical, a cargo dos «G5 -Linka-te» e uma aula de zumba. À noite, o Bike Clube São Brás propõe um “Passeio de São Martinho”, com partida às 21 horas da Praça da República.

Neste concelho serrano a celebração deste dia também passa, hoje, no Museu do Trajo, e amanhã, dia 12, no Centro de Convívio de Parises que acolherá um momento de partilha de castanhas assadas e água-pé, a partir das 14h30.

O antigo salão dos Bombeiros foi o local escolhido pela Câmara de Mértola para acolher um magusto, às 19 horas. Castanhas, oferecidas pela autarquia, e petiscos, a cargo do CAS – Centro de Apoio Social aos Trabalhadores da CM Mértola, e água-pé são os ingredientes que compõem o menu da festa, que também irá contar com animação musical.

Nota: os eventos divulgados neste artigo são aqueles cuja informação nos foi enviada pelos organizadores, pelo que poderá haver outras iniciativas de entidades públicas não referenciadas.

Comentários

pub