Concerto de João Vaz lança Festival de Órgão de Faro de 2015 no sábado

É já uma referência no panorama cultural de Faro e tem vindo a ganhar público, ao longo dos anos, através […]

Joao Vaz 2 (foto Telma Verissimo)
O organista João Vaz, em foto de Telma Veríssimo

É já uma referência no panorama cultural de Faro e tem vindo a ganhar público, ao longo dos anos, através de um conceito que alia a música de intérpretes conceituados a elementos patrimoniais de grande valor.

O Festival de Órgão de Faro começa no próximo sábado, dia 7 de Novembro, com um concerto de João Vaz, às 21h30, na Igreja da Sé, e animará a capital algarvia, até final do mês.

Este é um festival que tem diversas estrelas. Desde logo, os virtuosos que são convidados a estar presentes em Faro, todos eles intérpretes conceituados. Depois, há os instrumentos musicais, em si, já que tanto a Sé como a Igreja do Carmo têm órgãos históricos centenários, com caraterísticas muito específicas. O exemplar da Sé celebra 300 anos, em 2015.

Por último, há a envolvente das belezas e pormenores arquitetónicos e artísticos do interior dos templos que acolhem o evento.

Para abrir as hostilidades, a Associação Música XXI e a Direção Regional de Cultura, que co-organizam o festival, escolheram João Vaz, que é «o mais conceituado organista português da atualidade». Este concerto, em que o músico luso vai tocar peças de diversos compositores, tem o apoio especial da Fundação Inatel.

orgao da se de faroJoão Vaz estudou em Lisboa com Antoine Sibertin-Blanc e em Saragoça com José Luis González Uriol. É também doutor em Música e Musicologia, com uma tese sobre música portuguesa para órgão do final do século XVIII. Desenvolveu uma carreira internacional quer como executante, quer como docente em cursos de aperfeiçoamento organístico, e efectuou numerosas gravações em órgãos históricos portugueses.

Presentemente ensina na Escola Superior de Música de Lisboa. É o director artístico do Festival de Órgão da Madeira, assim como das séries de concertos em Mafra e no órgão histórico de São Vicente de Fora em Lisboa, instrumento de que é organista titular desde 1997.

Nas semanas seguintes, o festival irá contar com a presença do organista italiano/brasileiro Marco Brescia (14 Novembro, Sé), músico frequentemente convidado a atuar em prestigiados festivais e ciclos internacionais de concerto na Europa e América.

O evento desloca-se depois para a Igreja do Carmo, a 21 de novembro, onde Rute Martins fará ecoar nos tubos do órgão a sua mestria como discípula do professor Antoine Sibertin Blanc. A terminar o evento, a Igreja do Carmo recebe a 28 de novembro um concerto de música de câmara com Diogo Pombo no órgão e Nuno Miguel Silva no saxofone.

A edição de 2015 deste evento, a 8ª, vai ter um programa paralelo, dedicado às celebrações dos 300 anos do Órgão da Sé de Faro.

Igreja do Carmo 1Essa oferta pode já ser desfrutada, uma vez que ontem abriu uma exposição de fotografia sobre este órgão, na Igreja da Sé.

No sábado, será promovido um workshop de afinação como organeiro Dinarte Machado, entre as 12 e as 13 horas. Antes do início do concerto inaugural do festival, será lançada uma brochura sobre o instrumento musical.

No domingo, dia 8, João Vaz vai dirigir um novo workshop, neste caso, de órgão.

Para 14 de Novembro está agendada uma palestra sobre o órgão da Sé, que juntará Dinarte Machado, o organeiro que tem cuidado deste centenário instrumento, e o organista Marco Brescia.

No dia 21 de Novembro, há nova oficina de trabalho sobre afinação, desta vez na Igreja do Carmo e com o organeiro António Simões.

O VIII Festival de Órgão – Faro 2015 é co-organizado pela Associação Cultural Música XXI e Direção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com o Município de Faro, a Fundação INATEL e o Hotel Faro. Conta com os apoios à divulgação de Sul Informação, Rua FM e Antena 2.

Comentários

pub