Coches dos séculos XVI a XVIII em exposição no Museu Municipal de Olhão

  A Sala das Arcadas do Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo vai receber entre 20 de novembro […]

 

2015-exposicao-coches-museu-olhao-01-pressA Sala das Arcadas do Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo vai receber entre 20 de novembro e 26 de fevereiro a exposição “O Transporte nos Séculos XVI a XVIII – Dos Veículos de Aparato aos de Utilização Comum”. A mostra é inaugurada na sexta-feira às 17h00.

Esta exposição nasce das mãos do Mestre José Cardoso Brito, «um autodidata curioso, interessado e empenhado, dos poucos artistas a desenvolver este trabalho, e cujo lema é:“Com trabalho, paciência, carinho, perseverança e gosto tudo se resolve», adianta a Câmara de Olhão.

A coleção de réplicas que o modelista apresenta, à escala 1/10, reproduz alguns dos originais expostos no Museu Nacional do Coches.

«No período compreendido entre os séculos XVI e XVIII, em Portugal predominou um regime monárquico de caraterísticas absolutistas, assente na estratificação rígida da sociedade em três grandes grupos: o Clero, a Nobreza e o Povo. O Rei representava a divindade na Terra. Na arte encontra-se, também, um reflexo de toda esta aura de opulência, que busca a surpresa e o deslumbramento, num verdadeiro apelo aos sentidos», contextualiza a Câmara Municipal de Olhão.

«Os meios de transporte, sobretudo os das classes mais elevadas, eram o espelho destes ideais, transbordando magnificência através das decorações, sobretudo em madeira dourada. Desta forma, dava-se a conhecer o estatuto social do seu proprietário, sempre que o seu coche passava», acrescenta a autarquia.

 

Comentários

pub
pub