Ciência Viva de Lagos promove atividades sobre desordem afetiva sazonal e depressão

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) vai acolher o debate «Ciência à Conversa – A Falar de Emoções: entre […]

ciencia viva lagos 1O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) vai acolher o debate «Ciência à Conversa – A Falar de Emoções: entre as nuvens e o arco-íris», no dia 29 de Novembro, o próximo domingo, às 15 horas.

A psicóloga clínicas Clara Freitas e Ana Maria Barradas, do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento II são as convidadas da sessão, onde se irá falar sobre Desordem Afetiva Sazonal e a Depressão, focando a temática do desenvolvimento e equilíbrio emocional nas crianças.

Cartaz_CaféCiência_29Novembro_CCVLOs temas a abordar neste debate são, entre outros: «quais são os grupos e fatores de risco?; quais as possibilidades de acompanhamento e tratamento?; e onde podemos procurar ajuda?», segundo o CCV de Lagos.

Esta atividade insere-se no projeto Saúde a 4 Tempos, que está a abordar a Desordem Afetiva Sazonal e Depressão, durante o Outono. Além do debate de domingo, fazem parte do programa outras quatro atividades.

No dia 5 de Dezembro, às 10h30, será promovido o workshop «Toque Saudável», dirigido a professores, educadores, pais e público em geral, onde será divulgado o programa Massagem nas Escolas, «com o objetivo de implementar uma metodologia dinâmica para a consolidação de conteúdos programático e promover uma cidadania positiva que trabalha a inclusão e o respeito por si e pelo outro».

No mesmo dia, às 15 horas, no Largo Gil Eanes, será dada a conhecer junto da comunidade de Lagos a campanha de divulgação «+ Do Que 1 Abraço» sobre a importância do abraço e os seus benefícios para a saúde.

A 6 de dezembro, às 15 horas, será promovida nas instalações do CCV de Lagos a sessão «Ciência em Família – Toque Saudável», onde se falará dos «métodos diferentes que podem ajudar o seu filho a crescer».

A palestra «Stop Depression» é a quarta atividade agendada e, apesar de ser promovida pelo CCV de Lagos, decorre em Faro, mais precisamente no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve. No dia 15 de Dezembro, o coordenador do projeto com o mesmo nome da palestra, João Salgado, fala sobre a iniciativa, que será implementada junto dos utentes dos Centros de Saúde do Porto a partir de 2016 e tem como objetivos «a deteção precoce de situações de depressão e de risco de suicídio e o tratamento com recurso a tecnologias de informação, como a Internet e ‘smartphones’».

O Saúde a 4 Tempos é um projeto apoiado por um prémio da Fundação Calouste Gulbenkian, que o Centro Ciência Viva de Lagos está a implementar no decorrer de 2015.

Comentários

pub