CCMAR é parceiro de grande projeto europeu de desenvolvimento da aquacultura

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR), associado à Universidade do Algarve, vai ser um dos parceiros do novo projeto […]

Estação experimental do Ramalhete (Ria Formosa – Faro)O Centro de Ciências do Mar (CCMAR), associado à Universidade do Algarve, vai ser um dos parceiros do novo projeto europeu «Aquaexcel 2020», cujo objetivo é «facilitar e suportar o crescimento sustentável do setor aquícola», anunciou este centro de investigação algarvio.

O projeto foi lançado, recentemente, em Montpellier, em França, e «integra um largo grupo de instituições de investigação ligadas à aquacultura, tendo como objetivo promover avanços e inovação na investigação em aquacultura na Europa».

Ao todo, estão envolvidas 22 organizações parceiras, de doze países europeus. O projeto iniciou oficialmente a 1 de outubro de 2015 e termina em outubro de 2020. O CCMAR «coordenará uma importante linha de trabalho, relacionada com a padronização e ferramentas para a aquacultura».

«Dentro deste projeto, que tem uma duração de cinco anos, um dos aspetos mais importantes é facilitar o acesso subsidiado a infraestruturas de topo, assim como a serviços especializados, quer para investigadores, como para académicos e empresas», revelou o CCMAR.

As 39 estações de topo de aquacultura envolvidas no projeto vão estudar vários aspetos científicos relevantes, desde as espécies aos sistemas de cultivo.

O projeto prevê, ainda, o acesso a um único portal «de alta qualidade», com serviços e fontes especialmente concebidas de acordo com as necessidades da comunidade europeia de aquacultores.

Edificio onde funciona o CCMAR na Universidade do Algarve«Cerca de metade do orçamento do projeto, aproximadamente 9 milhões de euros, serão gastos no acesso a esta plataforma transnacional de infraestruturas de investigação e na harmonização de serviços, quer para académicos, quer para o setor privado, nomeadamente indústria e pequenas e médias empresas. Deste modo, fomenta-se a mobilidade e o acesso gratuito de investigadores e empresários a infraestruturas de topo que não estão disponíveis nos respectivos países de origem», enquadrou o centro de investigação algarvio.

O novo projeto dá continuidade a uma linha de investigação que já existiu no último Quadro Comunitário de Apoio, o projeto «Aquaexcel», mas ambiciona ir mais longe, «construindo novas ferramentas de modelos e fenótipos, experiências padronizadas, linhas experimentais de novas espécies de peixes e acesso remoto a novas soluções».

No fundo, esperam os investigadores, este projeto «elevará a aquacultura a um novo nível em 2020».

O crescimento deste setor ocupa um espaço central, na Política Comum de Pescas da União Europeia, já que, como salienta o CCMAR, «a procura de peixe está a aumentar, mas não é expetável que a pesca acompanhe este aumento devido à sobreexploração de alguns stocks pesqueiros».

Comentários

pub