Cavaco Silva indigita António Costa como Primeiro-Ministro

O Presidente da República indigitou esta manhã António Costa como Primeiro-Ministro. Minutos depois de ter terminado a reunião com o […]

antonio costa 2O Presidente da República indigitou esta manhã António Costa como Primeiro-Ministro. Minutos depois de ter terminado a reunião com o Secretário-Geral do PS, em Belém, a Presidência da República divulgou uma nota onde anuncia esta decisão.

Segundo informação divulgada, a indigitação de António Costa vem no seguimento das «informações recolhidas nas reuniões com os parceiros sociais e instituições e personalidades da sociedade civil» que  «confirmaram que a continuação em funções do XX Governo Constitucional, limitado à prática dos atos necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos, não corresponderia ao interesse nacional».

Depois de ontem Cavaco Silva ter pedido esclarecimentos a António Costa sobre os acordos do PS com PCP, BE e Verdes, o Presidente da República diz agora ter tomado a «devida nota da resposta» sobre a estabilidade e durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista, «no horizonte temporal da legislatura».

António Costa irá agora formar o Governo para apresentar a Cavaco Silva, que lhe dará posse. Depois de empossado, o XXI Governo Constitucional terá 10 dias para apresentar o seu programa na Assembleia da República.

Comentários

pub