Câmara de Almodôvar quer continuar a liderar o programa PROVERE

O município de Almodôvar quer continuar a ser o líder do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, […]

Câmara de Almodôvar quer liderar PROVEREO município de Almodôvar quer continuar a ser o líder do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, na região do Alentejo.

A Câmara do Baixo Alentejo baseia-se na classificação de «Bom» que foi dada à sua gestão, entre 2008 e 2013, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Alentejo e defendeu que «faz todo o sentido que seja o mesmo município a liderar o próximo PROVERE que deverá surgir em breve».

Ontem, quinta-feira, a autarquia reuniu em Almodôvar «um conjunto de entidades que incluem a Universidade de Évora, institutos, Turismo, municípios, associações e produtores, todos com o objetivo de dinamizar a região através das suas diversas potencialidades, desde os produtos silvestres até a projetos inovadores».

Este grupo de trabalho, segundo o presidente da Câmara de Almodôvar António Bota, «tem como tarefa principal encontrar soluções e partilhar ideias de modo a que todos possamos fazer ainda mais e melhor por toda a região do Alentejo».

«Não interessa que sejam feitos projetos isolados, mas sim desenvolvidos com uma estratégia conjunta e concertada entre todas as entidades, nomeadamente entre técnicos no terreno e centros de decisão política, que vá ao encontro das pretensões de todas as entidades e parceiros envolvidos naquilo que estes julguem ser o melhor para o Alentejo», defendeu o edil.

Com o PROVERE «introduz-se discriminação positiva a favor de territórios de baixa densidade, estimulando a formação de parcerias para a concretização de programas integrados de acção colectiva com conteúdo inovador e escala suficiente para desencadearem dinâmicas empresariais de desenvolvimento económico sustentável e conferirem imagem distintiva ao território abrangido», acrescentou a Câmara de Almodôvar.

Comentários

pub