Banda de Moncarapacho celebra 153 anos com concerto no Auditório Municipal de Olhão

A Banda Filarmónica 1º de Dezembro, de Moncarapacho, vai comemorar o seu 153º aniversário com um concerto no Auditório Municipal […]

banda 1 dezembroA Banda Filarmónica 1º de Dezembro, de Moncarapacho, vai comemorar o seu 153º aniversário com um concerto no Auditório Municipal de Olhão, no dia 5 de dezembro, às 21h30.

O concerto vai contar também com a presença do Grupo de Cantares Alentejanos de Moura, convidado para a ocasião.

A Câmara de Olhão explica que «a Filarmónica 1º de Dezembro é uma das mais antigas bandas do Algarve e do País e resulta da fusão de outras duas existentes na então aldeia de Moncarapacho. Em 1862, o pároco Simas sabendo das divergências, conseguiu reunir os músicos numa só, tornando-se seu maestro».

Atualmente, a Banda Filarmónica 1º de Dezembro, está constituída como Associação Cultural e desenvolve a sua atividade na Casa do Povo de Olhão sediada em Moncarapacho.

O grupo é constituído «por 30 elementos com idades que variam entre os 10 e os 50 anos, tem como maestro Luís Pisco Rodrigues. Na Casa do Povo, para além dos ensaios e preparação dos concertos, funciona ainda uma escola com vários monitores habilitados, frequentada por crianças e adultos que querem aprender música de forma gratuita», acrescenta a autarquia.

A Banda de Moncarapacho já recebeu a medalha de mérito grau ouro da Câmara Municipal de Olhão.

Comentários

pub