Auditório de Olhão acolhe exposição do escultor Nuno Mestre

A exposição «IluZtre», do escultor algarvio Nuno Mestre, vai estar patente a partir de amanhã, sábado, e até final do […]

IluZtre2A exposição «IluZtre», do escultor algarvio Nuno Mestre, vai estar patente a partir de amanhã, sábado, e até final do ano no foyer do Auditório Municipal de Olhão. A inauguração da mostra está agendada para as 21 horas.

A matéria prima de eleição deste artista, nascido na localidade farense de Estoi em 1973, é a piteira. Para a mostra que estará patente em Olhão, a primeira do artista, foram escolhidas 11 peças que são criadas a partir desta planta.

Nuno Mestre passou a sua infância no barrocal algarvio, «o que lhe permitiu construir desde cedo uma relação com as atividades tradicionais e viver em íntimo contacto com a Natureza», segundo a Câmara de Olhão.

Teve um percurso escolar curto, tendo-se dedicado a ajudar o pai no restauro de casas antigas, ao mesmo tempo que ia viajando pela Europa. Estabeleceu-se em Paris, por um ano, e viveu na Ilha de Guadalupe durante dois anos.

«De regresso às raízes, exerceu durante 18 anos várias profissões, entre as quais a conceção de alguns espaços. Após este período, decidiu retirar-se para o campo. Foi aí que se reencontrou com uma planta que lhe era familiar, o agave ou piteira. O seu interesse pela matéria, textura, cor e, sobretudo, pela sua forma, foi imediata», segundo a autarquia.

Comentários

pub