Alunos de Silves assinalam Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

O Dia Mundial da Luta Contra a SIDA vai ser assinalado esta segunda-feira, 30 de Novembro, em Silves, através da […]

sidaO Dia Mundial da Luta Contra a SIDA vai ser assinalado esta segunda-feira, 30 de Novembro, em Silves, através da dinamização de diversas atividades dirigidas aos alunos dos 10º, 11º e 12º anos da Escola Secundária de Silves e aos alunos do 9º ano da Escola EB 2,3 Dr. Garcia Domingues. As iniciativas terão lugar no auditório da Secundária, entre as 10h00 e as 17h00.

A parte da manhã será marcada pela realização de uma ação de sensibilização e esclarecimento sobre a temática, que terá início com a intervenção de Jorge André, docente da Escola Secundária e representante da área da sexualidade deste estabelecimento de ensino, seguida de uma dinâmica de Teatro-Fórum sobre o Vírus VIH-SIDA e comportamentos de risco ou desviantes, preconizada pela turma de Artes do Espetáculo – Interpretação da Escola EBS da Bemposta.

A ação prosseguirá com as intervenções dos enfermeiros Luís Santos (Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Silves) e António Malta (DICAD da ARS Algarve) com uma intervenção sobre o impacto da problemática do Vírus VIH-SIDA e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis – IST nos jovens.

A sessão terminará com um debate aberto, com esclarecimento de dúvidas pelos intervenientes, e com a distribuição de material divulgativo/preventivo, cedido pelo Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA – CAD de Faro.

Já da parte da tarde, das 14h00 às 17h00, a carrinha móvel da ARS Algarve estará na Escola Secundária de Silves para realizar rastreios gratuitos do vírus HIV-SIDA aos jovens (maiores de 18 anos).

A iniciativa, também aberta a toda a comunidade, é dinamizada pela Equipa Técnica Especializada de Redução de Danos da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências – DICAD da ARS Algarve.

Simultaneamente estará em funcionamento um serviço de esclarecimento sobre o Vírus VIH-SIDA e haverá distribuição de material divulgativo/preventivo, cedido pelo Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA – CAD de Faro.

O Dia Mundial da Luta Contra a SIDA é comemorado em todo o mundo a 1 de dezembro.

Comentários

pub