A Liberdade vai passar por Tavira, em evento pela libertação de Luaty Beirão

A Casa Álvaro de Campos, em Tavira, vai receber, no sábado, 21 de Novembro, às 18h00, um evento a favor […]

a liberdade vai passar por aquiA Casa Álvaro de Campos, em Tavira, vai receber, no sábado, 21 de Novembro, às 18h00, um evento a favor da liberdade de Luaty Beirão e de todos os presos políticos em Angola.

«A Liberdade vai passar por Aqui» é uma iniciativa da Associação Raiz e da Associação Casa Álvaro de Campos.

O programa inclui a leitura de poemas de Agostinho Neto, Calane da Silva, Manuel Alegre, Caetano Veloso, Ary dos Santos, Xico Buarque, José Mário Branco, SubZero, intercalada com música ao piano por Marcelo Pontes.

Vai ainda haver uma exposição de pintura de Claudia Broeckaret, denominada «Homens que marcaram na diversidade a Cultura Libertária», bem como a atuação de um rapper.

A direção da Associação Académica da Universidade do Algarve e o Núcleo Autónomo de Estudantes Africanos da UAlg são convidados deste evento, nomeadamente na exibição de um filme sobre a luta pela liberdade em África.

Haverá intervenções da responsabilidade de Luís Monteiro (psicólogo e presidente da Associação Raiz), Carlos Lopes (advogado e presidente da Associação Casa Álvaro de Campos), e ainda Adelino Nogueira Vaz, argumentista e escritor.

Segunda a organização, «ao contrário do que muitos pensam e cultivam, a liberdade e a cidadania ativa não são um privilégio, nem necessitam  da tolerância nem autorização do poder político no século XXI, antes são um dever e uma manifestação das consciências menos preguiçosas e mais altruístas, traduzindo-se muitas vezes em chantagens  e exclusões diversas».

«De todos os países colonizadores, Portugal foi o único que criou com os colonizados uma comunidade de afetos e de “preferências”, plasmada na CPLP», salienta ainda a organização.

Adelino Nogueira Vaz, da Associação Raiz, afirma que «neste momento de retrocesso civilizacional, vamos, em conjunto, lembrar a liberdade, através das palavras esquecidas daqueles que por ela lutaram e, em alguns casos, deram a sua própria vida, como Agostinho Neto, Calane da Silva, Ary dos Santos, entre outros. O perfil do evento não vai ser “comicieiro”, procurando atingir um patamar pedagógico e lúdico».

Comentários

pub