Vem aí muita chuva no fim de semana

Todo o país vai estar, amanhã, sábado, sob Aviso Amarelo, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por […]

meteorTodo o país vai estar, amanhã, sábado, sob Aviso Amarelo, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e de vento forte, com rajadas da ordem de 80 km/h, podendo chegar, nas terras altas, aos 100 km/h.

No Algarve, o aviso inclui ainda o estado do mar, já que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê aumento da agitação marítima, com ondas de sueste com 2 a 3 metros na costa sul.

Segundo Bruno Gonçalves, do site algarvio Meteofontes, há «neste momento, uma situação algo complexa no Atlântico, com uma depressão em altura com ar mais frio a noroeste do Continente e a deslocar-se para sueste», bem como «uma depressão na zona da Madeira e a deslocar-se em direção ao Continente».

«Da interação entre estas duas depressões irá resultar uma única, que se intensificará perto do nosso litoral, condicionando, assim, o estado do tempo para este fim-de-semana».

O meteorologista amador salienta que, «da análise dos vários modelos, poderemos ter uma situação relativamente “normal” para esta altura do ano, ou poderemos ter uma situação um pouco mais gravosa. Irá depender muito do resultado da fusão das duas depressões e da forma e local exato onde se dará a intensificação, pelo que será necessário o acompanhamento das imagens de radar e satélite para confirmar o que irá acontecer de facto».

Assim, hoje, há uma manhã de céu pouco nublado, mas com um aumento gradual da nebulosidade ao longo do dia, podendo ocorrer alguma chuva fraca já ao final do dia.

As temperaturas rondarão os 23ºC de máxima no Algarve e os 15ºC de mínima. O vento sopra fraco a moderado de Este. No mar, esta sexta-feira há ondulação de sueste inferior a 1 metro na costa Sul e de noroeste, aumentando para os 2 metros, na costa Ocidental.

Depois, para sábado (Aviso Amarelo para todos os distritos), prevê-se um «agravamento do tempo, com possibilidade de períodos de chuva forte e persistente e alguma trovoada, principalmente nas regiões do Centro e Sul, com um primeiro pico de intensidade à hora de almoço, mais ou menos».

O vento passará a moderado a forte de sul, com rajadas que poderão atingir os 80 km/h junto ao litoral Centro e Sul e os 100 km/h nas terras altas. No mar, a ondulação aumentará para os 3 metros de sueste na costa Sul e para os 3,5 metros de sudoeste na costa ocidental.

No domingo, continuará o céu muito nublado e os períodos de chuva forte, com condições para a ocorrência de trovoada, principalmente durante a tarde.

Segundo Bruno Gonçalves, do Meteofontes, «esta situação de chuva poderá persistir até terça-feira».

Recomenda-se, assim, alguma precaução e adoção de pequenas medidas de prevenção, principalmente nos locais mais sujeitos a inundações e a ventos fortes, bem como acompanhar os avisos oficiais do IPMA e os alertas da Proteção Civil.

Comentários

pub